Repositório Faculdades EST

As margens do silêncio: a história dos passos da inclusão para pessoas surdas no município de Crateús-CE

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dc.creator Torres, Cibelle Eurídice Araújo
dc.date.accessioned 2019-04-04T17:52:29Z
dc.date.available 2019-04-04T17:52:29Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/952
dc.description 68 p. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this final paper is to analyze the contributions and reflections developed by institutions, professors and interpreters about inclusive education for deaf people and report the difficulties which students confront in the regular schools of Crateús – Ceará. To fulfill this, research was carried out with a qualitative approach using as an instrument the case study, with the use of observations in nine inclusive schools of Crateus and interviews with eight interpreters, and with twelve professors of these deaf students of these researched inclusive classrooms. We also used bibliographic research guided by authors such as Manieri (2011) and Strobel (2006, 2007), among others. The work was structured into three chapters, beginning with a brief history of the education of deaf people in the world, in Brazil and in Crateus and educational philosophies, going through the approach about the inclusion of deaf students in education, and concluding with the description and analysis of the research data. In spite of the effort of the education departments to try to provide interpreters for the schools for carrying out education for deaf people, we observed that the professors and staff of the schools need training in the area of Brazilian Sign Language (Libras)). It is necessary for the deaf student to have daily contact with their maternal language (Libras) to propitiate better communication and consequently improvement in their education. The study revealed the importance of increasing the provision of interpreters in the schools, preferably specialized in specific curricular components so that there can be a better communication of the content dealt with. The planning of the classes could take place with participation of the deaf students, so that a more adequate teaching methodology could be obtained. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;614
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Discentes surdos pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Intérpretes pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Deaf students en
dc.subject Inclusive education en
dc.subject Interpreters en
dc.subject Professors en
dc.title As margens do silêncio: a história dos passos da inclusão para pessoas surdas no município de Crateús-CE pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR
dc.contributor.referee2 Urmersbach, Regina
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6580836804693017 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho final tem com objetivo analisar as contribuições e reflexões desenvolvidas por instituições, docentes e intérpretes acerca da educação inclusiva de pessoas com surdez e relatar as dificuldades que os alunos e alunas enfrentam nas escolas regulares de Crateús – Ceará. Para sua efetivação foi realizado uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o estudo de caso, com uso de observações em nove escolas inclusivas de Crateús e entrevistas com oito intérpretes, com doze professores e professora destes alunos e um aluno com surdez destas salas inclusivas pesquisadas. Ainda utilizamos pesquisa bibliográfica, em que nos nortearam autores como Manieri (2011) e Strobel (2006, 2007), dentre outros. O trabalho foi estruturado em três capítulos, iniciando com um breve histórico da educação dos surdos no mundo, no Brasil e em Crateús e ainda as filosofias educacionais, passando para a abordagem acerca da inclusão de alunos surdos na educação, e concluindo com a descrição e análises dos dados da pesquisa. Apesar do esforço das secretarias de educação em disponibilizar às escolas intérpretes para efetivação da educação das pessoas surdas, notamos que os professores e funcionários das escolas necessitam de capacitação na área de Libras. Há a necessidade de fazer com que o aluno surdo tenha contato diariamente com a sua língua materna (Libras) para proporcionar uma melhor comunicação e consequentemente uma melhoria na sua educação. O estudo revelou a importância de aumentar a demanda de intérpretes nas escolas, de preferência especializados em componentes curriculares distintos para que haja uma melhor comunicação do conteúdo abordado. O planejamento das aulas poderia contar com a participação dos alunos surdos, para que se pudesse obter uma metodologia de ensino mais adequada. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


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