Faculdades EST Repository

A infância: resgatando os espaços perdidos

Show simple item record

dc.creator Oliveira, Maria Aparecida Pereira
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:20:38Z
dc.date.available 2010-01-13
dc.date.available 2016-07-25T15:20:38Z
dc.date.issued 2009-07-02
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria Aparecida Pereira. A infância: resgatando os espaços perdidos. 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/93
dc.description.abstract The intention of this research is to raise awareness among teachers of kindergarten and elementary grades of the important role of knowing the playgrounds as a means of guaranteeing them their rights and therefore a better life and healthier. Another proposal is to identify the role of play in developing child's psyche. For this it is necessary to know the meaning of the play, to conceptualize the key terms used to describe the act of playing, also becoming crucial to analyze the role and training of educators in the process of play. We believe that an education from the perspective of educators playful it is necessary to be thought in our institutions of higher education, with the concept of playful an educator who not only deals with curriculum issues systematized and installed in schools, but concerns to the educator who through the act of play involves students in social, political, religious, ethical and aesthetic of our society. Thus, it is expected to offer a more conscious about the importance of play in human life, especially the child's life. Closing suggest a small project which lists ideas for schools, neighborhoods and cities to promote and legitimize the participation of children and young people in building a more supportive environment for all. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Infância por
dc.subject Juventude por
dc.subject Educação infantil por
dc.subject Formação docente por
dc.subject Educador Brincador por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Youth eng
dc.subject Early childhood education eng
dc.subject Educational formation eng
dc.subject Playful educator eng
dc.title A infância: resgatando os espaços perdidos por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo A intenção desta pesquisa é sensibilizar os professores de educação infantil e do ensino fundamental das séries iniciais do importante papel de conhecer os espaços infantis como meio de garantir-lhes os seus direitos e consequentemente uma vida mais digna e mais saudável. Outra proposta é identificar qual o papel do lúdico no desenvolvimento da psique infantil. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar a formação e o papel do educador neste processo lúdico. Acreditamos que uma formação em uma perspectiva do educador brincador se faz necessário ser pensada nas nossas instituições de ensino superior, tendo como conceito de brincador o educador que não somente trata das questões curriculares sistematizadas e instaladas dentro das escolas, mas refere-se ao educador que através do ato do brincar envolve seus alunos nas questões sociais, políticas, religiosas, éticas e estéticas da nossa sociedade. Desta forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança. Encerrando sugerimos um pequeno projeto que elencará idéias para que as escolas, os bairros e as cidades possam valorizar e legitimar a participação de crianças e jovens na construção de um ambiente mais solidário para todos. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1557786213184897 por
dc.contributor.advisor1 Redin, Euclides
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7949812265735134 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account