Repositório Faculdades EST

Ética e cidadania na educação primária em Angola

Mostrar registro simples

dc.creator Mussaque, Antónia João
dc.date.accessioned 2019-01-30T12:39:13Z
dc.date.available 2019-01-30T12:39:13Z
dc.date.issued 2018-11-19
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/935
dc.description 89 p. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this paper is to analyze the importance of teaching ethics and citizenship as curricular components in primary education in Angola, a context which for long years has had its development hindered and harmed, first by the devastating effects of the Portuguese colonization imposed on the territory for more than 500 years, second by the bloody civil war which was impetrated soon after Independence in 1975 which lasted almost 32 years and produced extensive damage and destroyed all the physical and institutional structures of the Angolan Society, including the educational sector. Having as an initial point of reference the concepts of Ethics in a general way and of Citizenship as presuppositions for the construction of peace and democracy and observing the current political, economic and social scenario of Angola, we thought that it has become imperious to include ethics and citizenship as curricular components in primary education in Angola as a contribution to the formation of citizens of the present and of the future who need to be critical and able to live respecting diversity, promoting tolerance, peace, equality and universal human rights. pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;610
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Angola pt_BR
dc.subject Ensino Primário pt_BR
dc.subject Ética e Cidadania pt_BR
dc.subject Direitos Humanos pt_BR
dc.subject Primary Education pt_BR
dc.subject Ethics and Citizenship pt_BR
dc.subject Human Rights pt_BR
dc.title Ética e cidadania na educação primária em Angola pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.contributor.referee2 Nörnberg, Marta
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7467574585513397 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do ensino da ética e da cidadania como componente curricular do ensino primário de Angola, um contexto que por longos anos teve o seu desenvolvimento retardado e prejudicado, primeiro pelos efeitos devastadores da colonização portuguesa imposta no território por mais de 500 anos, segundo pela sangrenta guerra civil instalada logo após a independência em 1975, esta que durou quase 32 anos e rendeu prejuízos avultados e destruiu todas as estruturas físicas e institucionais da sociedade angolana, incluindo o setor educacional. Tendo como ponto de referência inicial os conceitos da Ética de modo geral e de Cidadania como pressupostos para a construção da paz e da democracia e, observando o cenário político, econômico e social atual de Angola, pensamos que se torna imperioso a inclusão da ética e cidadania como componente curricular do ensino primário em Angola, como contribuição na formação de cidadãos do presente e do futuro que se requerem críticos e aptos para viver no respeito à diversidade, promovendo a tolerância, a paz, a igualdade e os direitos humanos universais. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2882992298559790 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta