dc.creator | Mussaque, Antónia João | |
dc.date.accessioned | 2019-01-30T12:39:13Z | |
dc.date.available | 2019-01-30T12:39:13Z | |
dc.date.issued | 2018-11-19 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/935 | |
dc.description | 89 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this paper is to analyze the importance of teaching ethics and citizenship as curricular components in primary education in Angola, a context which for long years has had its development hindered and harmed, first by the devastating effects of the Portuguese colonization imposed on the territory for more than 500 years, second by the bloody civil war which was impetrated soon after Independence in 1975 which lasted almost 32 years and produced extensive damage and destroyed all the physical and institutional structures of the Angolan Society, including the educational sector. Having as an initial point of reference the concepts of Ethics in a general way and of Citizenship as presuppositions for the construction of peace and democracy and observing the current political, economic and social scenario of Angola, we thought that it has become imperious to include ethics and citizenship as curricular components in primary education in Angola as a contribution to the formation of citizens of the present and of the future who need to be critical and able to live respecting diversity, promoting tolerance, peace, equality and universal human rights. | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;610 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Angola | pt_BR |
dc.subject | Ensino Primário | pt_BR |
dc.subject | Ética e Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Primary Education | pt_BR |
dc.subject | Ethics and Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Human Rights | pt_BR |
dc.title | Ética e cidadania na educação primária em Angola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/390614469261947 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nörnberg, Marta | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7467574585513397 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do ensino da ética e da cidadania como componente curricular do ensino primário de Angola, um contexto que por longos anos teve o seu desenvolvimento retardado e prejudicado, primeiro pelos efeitos devastadores da colonização portuguesa imposta no território por mais de 500 anos, segundo pela sangrenta guerra civil instalada logo após a independência em 1975, esta que durou quase 32 anos e rendeu prejuízos avultados e destruiu todas as estruturas físicas e institucionais da sociedade angolana, incluindo o setor educacional. Tendo como ponto de referência inicial os conceitos da Ética de modo geral e de Cidadania como pressupostos para a construção da paz e da democracia e, observando o cenário político, econômico e social atual de Angola, pensamos que se torna imperioso a inclusão da ética e cidadania como componente curricular do ensino primário em Angola, como contribuição na formação de cidadãos do presente e do futuro que se requerem críticos e aptos para viver no respeito à diversidade, promovendo a tolerância, a paz, a igualdade e os direitos humanos universais. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2882992298559790 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zwetsch, Roberto Ervino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 | pt_BR |
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