dc.creator | Holanda, Maria Gneglauda | |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T11:58:38Z | |
dc.date.available | 2019-01-25T11:58:38Z | |
dc.date.issued | 2018-10-24 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/933 | |
dc.description | 82 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research investigates the relation between family and school, analyzing if the Teacher Director of the Class Project (PPDT) of the Francisco Holanda Montenero High School (EEMFHM), situated in the José de Alencar district, municipality of Iguatu, center-south region of Ceará, has contributed in an effective way to the integration of the family with the school. The public of this research is made up of teachers, management nucleus, parents, students of the 3rd year of high school of the EEMFHM of the year 2017. The sum of the public is 42 youth with their respective families, three directors of the class (DT) who have been with the class, other teachers, director and pedagogical coordinator. The project being studies has within its functions to promote access to the school community, bringing the family nearer to the school, creating a space for the effective participation of these families in daily school life, so that responsibility emerges, as a consequence. This co-responsibility among these institutions is necessary to build favorable means for learning, being fundamental that the family participate in an effective way in the school life of their children, complementing the work carried out by the school and establishing a trust relation with the referred institution so that the process of construction of knowledge take place in an efficacious way. For this, the research made use of bibliographic study, presenting reflections on the importance of an education which promotes an wholistic formation and integrated in the quest for promoting the effective participation of all the agents responsible for the teaching and learning process. Based on the nature and goal of this paper, the approach of the investigation was guided by a qualitative/quantitative research, making it possible to study the documents available in the institution and to use the information to quantify the collected data. In the documental analysis, one seeks to identify the pedagogical interventions and the possible contributions for the two institutions | en |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;617 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | integração | pt_BR |
dc.subject | Professor Diretor de Turma | pt_BR |
dc.subject | Family | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Integration | en |
dc.subject | Class Director | en |
dc.subject | Teacher | en |
dc.title | Relação família e escola e a contribuição do projeto professor diretor de turma | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/390614469261947 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ulrich, Claudete Beise | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investiga a relação família e escola, analisando-se o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) da Escola de Ensino Médio, Francisco Holanda Montenegro (EEMFHM), situada no distrito José de Alencar, município de Iguatu, região centro-sul do Ceará, tem contribuído de forma efetiva na integração da família com a escola. O público desta pesquisa conta com professores e professoras, núcleo gestor, pais e mães, alunos e alunas da 3ª série do ensino médio da EEMFHM do ano de 2017. O público soma 42 jovens, com suas respectivas famílias, três diretores de turma (DT) que passaram pela turma, demais professores e professoras, diretor e coordenador pedagógico. O projeto em estudo dentre suas funções promove acesso à comunidade escolar, aproximando a família da escola, criando espaço de participação efetiva das mesmas no cotidiano escolar, para que surja a responsabilidade como consequência. Essa corresponsabilidade entre estas instituições se faz necessária para a construção de meios favoráveis para a aprendizagem, sendo fundamental que a família participe de forma efetiva da vida escolar de seus filhos e suas filhas, complementando o trabalho desempenhado pela escola e estabelecendo uma relação de confiança com a referida instituição, para que o processo de construção do conhecimento se dê de forma eficaz. Para tanto, a pesquisa conta com estudo bibliográfico, apresentando reflexões sobre a importância de uma educação que promova uma formação integral e integrada na busca de promover a participação efetiva de todos os e todas as agentes responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem. Com base na natureza e no objetivo deste trabalho, a abordagem da investigação se pautou numa pesquisa qualitativa/quantitativa, por possibilitar um estudo de documentos disponíveis na instituição e utilizar-se das informações para quantificar os dados coletados. Na análise documental, busca identificar as intervenções pedagógicas e as possíveis contribuições para as duas instituições. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7682364272832736 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Herbes, Nilton Eliseu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 | pt_BR |
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