Faculdades EST Repository

Relação família e escola e a contribuição do projeto professor diretor de turma

Show simple item record

dc.creator Holanda, Maria Gneglauda
dc.date.accessioned 2019-01-25T11:58:38Z
dc.date.available 2019-01-25T11:58:38Z
dc.date.issued 2018-10-24
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/933
dc.description 82 p. pt_BR
dc.description.abstract This research investigates the relation between family and school, analyzing if the Teacher Director of the Class Project (PPDT) of the Francisco Holanda Montenero High School (EEMFHM), situated in the José de Alencar district, municipality of Iguatu, center-south region of Ceará, has contributed in an effective way to the integration of the family with the school. The public of this research is made up of teachers, management nucleus, parents, students of the 3rd year of high school of the EEMFHM of the year 2017. The sum of the public is 42 youth with their respective families, three directors of the class (DT) who have been with the class, other teachers, director and pedagogical coordinator. The project being studies has within its functions to promote access to the school community, bringing the family nearer to the school, creating a space for the effective participation of these families in daily school life, so that responsibility emerges, as a consequence. This co-responsibility among these institutions is necessary to build favorable means for learning, being fundamental that the family participate in an effective way in the school life of their children, complementing the work carried out by the school and establishing a trust relation with the referred institution so that the process of construction of knowledge take place in an efficacious way. For this, the research made use of bibliographic study, presenting reflections on the importance of an education which promotes an wholistic formation and integrated in the quest for promoting the effective participation of all the agents responsible for the teaching and learning process. Based on the nature and goal of this paper, the approach of the investigation was guided by a qualitative/quantitative research, making it possible to study the documents available in the institution and to use the information to quantify the collected data. In the documental analysis, one seeks to identify the pedagogical interventions and the possible contributions for the two institutions en
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;617
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject integração pt_BR
dc.subject Professor Diretor de Turma pt_BR
dc.subject Family en
dc.subject School en
dc.subject Integration en
dc.subject Class Director en
dc.subject Teacher en
dc.title Relação família e escola e a contribuição do projeto professor diretor de turma pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.contributor.referee2 Ulrich, Claudete Beise
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa investiga a relação família e escola, analisando-se o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) da Escola de Ensino Médio, Francisco Holanda Montenegro (EEMFHM), situada no distrito José de Alencar, município de Iguatu, região centro-sul do Ceará, tem contribuído de forma efetiva na integração da família com a escola. O público desta pesquisa conta com professores e professoras, núcleo gestor, pais e mães, alunos e alunas da 3ª série do ensino médio da EEMFHM do ano de 2017. O público soma 42 jovens, com suas respectivas famílias, três diretores de turma (DT) que passaram pela turma, demais professores e professoras, diretor e coordenador pedagógico. O projeto em estudo dentre suas funções promove acesso à comunidade escolar, aproximando a família da escola, criando espaço de participação efetiva das mesmas no cotidiano escolar, para que surja a responsabilidade como consequência. Essa corresponsabilidade entre estas instituições se faz necessária para a construção de meios favoráveis para a aprendizagem, sendo fundamental que a família participe de forma efetiva da vida escolar de seus filhos e suas filhas, complementando o trabalho desempenhado pela escola e estabelecendo uma relação de confiança com a referida instituição, para que o processo de construção do conhecimento se dê de forma eficaz. Para tanto, a pesquisa conta com estudo bibliográfico, apresentando reflexões sobre a importância de uma educação que promova uma formação integral e integrada na busca de promover a participação efetiva de todos os e todas as agentes responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem. Com base na natureza e no objetivo deste trabalho, a abordagem da investigação se pautou numa pesquisa qualitativa/quantitativa, por possibilitar um estudo de documentos disponíveis na instituição e utilizar-se das informações para quantificar os dados coletados. Na análise documental, busca identificar as intervenções pedagógicas e as possíveis contribuições para as duas instituições. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7682364272832736 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR


Files in this item

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account