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Educação especial e avaliação numa perspectiva inclusiva: desafios na prática escolar

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dc.creator Soares, Gleise do Socorro Rosa
dc.date.accessioned 2019-01-25T11:29:45Z
dc.date.available 2019-01-25T11:29:45Z
dc.date.issued 2018-08-23
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/932
dc.description.abstract This paper, entitled “Special Education and Evaluation in an inclusive perspective: Challenges for school practice” has as its goal to investigate the role of teachers who work in the Multifunctional Resources Room in the municipality of Augusto Corrêa/PA, focused on the evaluative process of students with deficiencies, based on the theoretical foundations of Rosit Elder Carvalho, Maria Celina Melchior, Márcia Denise Plestch, among others. The research is constituted within a qualitative approach, originating from a descriptive case study, complemented by the application of questionnaires, documental analysis of the minutes of the meetings with participation of teachers and through activity reports of these professionals, filed at the Marilene Nascimento Center for Specialized Educational Service, responsible for the orientation of the work of these professionals in the aforementioned municipality. The data from the research pointed out that the majority of the professionals who work in the Multifunctional Resource Room present doubts about their role in the process of evaluating students with deficiencies as well as about the orientation of the evaluation of students with multiple deficiencies. However, at the end of each bimester the responsibility for adapting the tests is given to these professionals, being that this is not their specific attribution, rather, it is the responsibility of the teacher responsible for the group. Another relevant element relates to the lack of activities adapted for students with deficiencies in the classroom, decontextualized from the rest of the group, visualized in the lack of adequate planning for the specificity of the students with deficiencies and without relation to the contents ministered or with daily life. We point out that the teachers who work in the Multifunctional Resources room have an important role in the evaluation process of the students in the municipality, through articulation and orientation with the teacher of the group about the resources which can be used in the learning process of students with deficiencies. en
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;605
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Estudantes com deficiência pt_BR
dc.subject Students with deficiencies en
dc.subject Inclusion en
dc.subject Evaluation en
dc.title Educação especial e avaliação numa perspectiva inclusiva: desafios na prática escolar en
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.contributor.referee2 Oliveira, Kathlen Luana de
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9781713753333783 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho intitulado “Educação Especial e Avaliação numa perspectiva inclusiva: Desafios na prática escolar” têm como objetivo investigar o papel de docentes que atuam em Sala de Recursos Multifuncional no município de Augusto Corrêa/PA, focado no processo avaliativo de estudantes com deficiência, pautando-se em fundamentos teóricos de Rosita Elder Carvalho, Maria Celina Melchior, Márcia Denise Plestch, dentre outros e outras. A pesquisa se constitui numa abordagem qualitativa, originada a partir de um estudo de caso descritivo, subsidiado pela aplicação de questionários, análise documental de atas de reuniões nas quais os professores e professoras participaram e através de relatórios de atividades destes profissionais, arquivadas no Centro de Atendimento Educacional Especializado Marilene Nascimento, responsável pela orientação do trabalho destes e destas profissionais no município mencionado. Os dados da pesquisa apontaram que a maioria dos e das profissionais que atuam em Sala de Recursos Multifuncional apresentam dúvidas sobre o seu papel junto ao processo de avaliação de estudantes com deficiência, bem como na orientação da avaliação de estudantes com múltiplas deficiências. No entanto, ao final de cada bimestre, é dada a responsabilidade pela adaptação de provas, sendo que esta não é sua atribuição específica e sim do professor ou da professora responsável pela turma. Outro elemento relevante refere-se à falta de atividades adaptadas para estudantes com deficiência na sala de aula, descontextualizadas do restante da turma, visualizadas na ausência de planejamento adequado a especificidade de alunos e alunas com deficiência e sem uma relação com os conteúdos ministrados e com o cotidiano. Ressalta-se que os professores e professoras que atuam na sala de Recursos Multifuncional tem um importante papel no processo de avaliação de estudantes no município, através da articulação e da orientação juntos ao professor e a professora da turma sobre os recursos que poderão ser utilizados na aprendizagem dos alunos e alunas com deficiência. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6316295133521175 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


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