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Experiência de Deus e educação escolar: a dimensão transcendental da pessoa humana no encontro com o estético e o lúdico

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dc.creator Zonta, José Ricardo
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:22:59Z
dc.date.available 2009-12-16
dc.date.available 2016-07-25T15:22:59Z
dc.date.issued 2009-08-15
dc.identifier.citation ZONTA, José Ricardo. Experiência de Deus e educação escolar: a dimensão transcendental da pessoa humana no encontro com o estético e o lúdico. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/92
dc.description.abstract The research which is now presented, establishes a convergence relation between the experience of God and school education. It shows how the school can deal with such issue with no religious proselytism. The extreme aim of education is humanization and all the authentic experience of God humanizes, then, in this point, the educational process as well as the religious experience is. The transcendental being wishes a meaning which guides his knowledge, needs answers, searches and only rests when he can rest in a Meaning that to everything can give a meaning that it is granted by the extreme issues. And a fundamental role is a duty of education: not allow the human beings absolutize what has no sense, what does not humanize. But what is education based on that it can favor the Meaning that it humanizes? But how would this Meaning with Absolute essence present itself? In this perspective we propose a grounded and creative pedagogy of admiration, which structures itself on the life experience principles and strategies from the Playful and the Esthetic when proving the possibility of a political-educational project where Beauty and Joy appear as the face of Meaning, and why not saying as the God s face that humanizes. By the pedagogy proposed here, the Meaning of life forms to the Beauty and Joy, which leads us to build our human identity by the Good and Wellness. We will notice that all the experience of God provokes ecstasy that presents the Meaning, the fundament of the existence. And to educate is nothing more than to humanize by the Meaning, through Esthetic and the Playful via. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Experiência de Deus por
dc.subject Sentido da vida por
dc.subject Antropologia por
dc.subject Pedagogia por
dc.subject Lúdico e estético por
dc.subject RELIGIAO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Experience of God eng
dc.subject Meaning of life eng
dc.subject Anthropology eng
dc.subject Pedagogy eng
dc.subject Playful and esthetic eng
dc.title Experiência de Deus e educação escolar: a dimensão transcendental da pessoa humana no encontro com o estético e o lúdico por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.description.resumo A pesquisa, que ora apresentamos, estabelece uma relação de convergência entre experiência de Deus e educação escolar. E mostra de que forma a escola pode abordar tal questão sem fazer proselitismo religioso. O fim último da educação é a humanização e toda experiência autêntica de Deus humaniza, então, neste ponto, tanto o processo educacional quanto a experiência religiosa se encontram. O ser transcendental deseja algo que oriente o seu conhecimento, precisa de respostas, procura e só descansa, quando consegue repousar num Sentido que a tudo dá sentido, que é posto pelas questões últimas. E à educação cabe um papel fundamental: não deixar que os seres humanos absolutizem o que não faz sentido, o que não humaniza. Mas com base em quê a educação pode favorecer o Sentido que humaniza? Este Sentido com sabor de Absoluto como se apresentaria? É nesta perspectiva que propomos uma pedagogia da admiração fundante e criativa, que se estrutura sobre os princípios e estratégias vivenciais do Lúdico e do Estético ao oferecer a possibilidade de um projeto político-educacional onde o Belo e a Alegria aparecem como o rosto do Sentido, e, porque não dizer, como a face do Deus que humaniza. Pela pedagogia, aqui proposta, o Sentido da vida configura-se à Boniteza e à Alegria, que nos levam a construir a nossa identidade humana pelo Bom e o Bem. Veremos que toda experiência de Deus provoca um êxtase que apresenta o Sentido, o fundamento da existência. E, educar, não é nada mais que humanizar pelo Sentido, através da via Estética e Lúdica. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 por


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