Faculdades EST Repository

Política educacional no Brasil: um olhar sobre a educação indígena no Brasil

Show simple item record

dc.creator Vieira, Francisquinha da Silva
dc.date.accessioned 2018-12-18T14:24:18Z
dc.date.available 2018-12-18T14:24:18Z
dc.date.issued 2018-07-16
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/923
dc.description 85 p. pt_BR
dc.description.abstract This final paper of the professional master’s program presented here is a bibliographic study and its goal is to analyze public education from the perspective of inclusion of indigenous people. Public education has been a widely discussed theme among various scholars in the educational area. The intent is to gain proximity to this theoretical universe to comprehend the fundamental topics of democratic education which respects the cultural and religious diversity of all the Brazilians. Thus, one seeks to start with a general vision of the historical aspects, considering the situation around the inclusion of indigenous peoples in the Brazilian educational process. The concept of inclusion is present throughout the paper. It remits us to a more penetrating sense when dealing with the inclusion of indigenous peoples in Brazilian public education, since it requires processes which go beyond the simple attempt at social integration, involving itself with the need to recognize them in their own identities as first nation peoples. Therefore, we will ask ourselves how the indigenous peoples are inserted in public education, considering their cultural and religious diversity. And this happens as they exert their citizenship in the formal and informal spaces of education. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;596
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Educação pública pt_BR
dc.subject Educação indígena pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Public education en
dc.subject Indigenous education en
dc.subject Inclusion en
dc.title Política educacional no Brasil: um olhar sobre a educação indígena no Brasil pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.contributor.referee2 Custódio, Elivaldo Serrão
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho final de mestrado profissional aqui apresentado vale-se de um estudo bibliográfico e tem como objetivo analisar a educação pública na perspectiva da inclusão indígena. A educação pública tem sido uma temática amplamente discutida entre vários estudiosos da área educacional. Pretende-se uma aproximação deste universo teórico a fim de compreender os tópicos fundamentais da educação democrática que respeite a diversidade cultural e religiosa de todos os brasileiros e de todas as brasileiras. Assim, busca-se partir de uma visão geral dos aspectos históricos, considerando a situação acerca da inclusão dos povos indígenas no processo educacional brasileiro. O conceito de inclusão perpassará todo o trabalho. Ele nos remete a um sentido mais penetrante ao tratar da inclusão das populações indígenas na educação pública brasileira, pois requer processos que vão além da simples tentativa de integração social, imiscuindo-se à necessidade de reconhece-los em suas próprias identidades como povos originários. Portanto, nos perguntaremos como os povos indígenas se inserem na educação pública, considerando a sua diversidade cultural e religiosa. E isto acontece na medida em que exercem a sua cidadania nos espaços educacionais formais e não formais. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5086220225511159 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR


Files in this item

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account