Repositório Faculdades EST

Exclusão social de crianças e adolescentes com altas habilidades: um olhar psicopedagógico

Mostrar registro simples

dc.creator Roeder, Iliane
dc.date.accessioned 2018-12-11T19:44:17Z
dc.date.available 2018-12-11T19:44:17Z
dc.date.issued 2018-07-02
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/920
dc.description 71 p. pt_BR
dc.description.abstract This study consists in analyzing the social exclusion of children and adolescents with high abilities from the perspective of Psycho-Pedagogy. The selected documents were analyzed according to the theme of this research, being chosen those which in fact contributed to this research. One perceived during this research that a super-gifted individual who has not had an adequate treatment in infancy, presents behaviors and limitations, especially in language, depriving him or herself of important experiences for motor and social development. Therefore, it is indispensable that characteristics of super-giftedness be recognized so as to be able to understand the impact of these disorders concomitantly identifying the etiology and understand its origin, this being a result of a disorder of neurodevelopment. Methods of evaluation of the characteristics of super-giftedness should be used, observing the problems which occur on the social, family, academic, behavioral and sensorial levels, focusing on adequate interventions so as to be able to work more effectively with these difficulties. The process of inclusion of super-gifted children and adolescents must start with this identification to be possible, based on this, to promote actions which can make this inclusion effective, reducing the problems which involve this subject. One can say at the end of this study that the knowledge and awareness raising of the people is an essential factor. en
dc.description.sponsorship Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;594
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Superdotação pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Exclusão social pt_BR
dc.subject Super-giftedness en
dc.subject Social Inclusion en
dc.subject Social Exclusion en
dc.title Exclusão social de crianças e adolescentes com altas habilidades: um olhar psicopedagógico pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR
dc.contributor.referee2 Lopes, Maura Corcini
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3876751682370290 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo consiste em analisar a exclusão social de crianças e adolescentes com altas habilidades sob o olhar da Psicopedagogia. Os documentos selecionados foram analisados de acordo com o tema desta pesquisa, sendo escolhidos aqueles que de fato contribuíram para esta pesquisa. Percebeu-se durante esta pesquisa que um indivíduo superdotado que não tenha tido um tratamento adequado na infância, apresenta comportamentos e limitações, em especial na linguagem, privando-se de experiências importantes para o desenvolvimento motor e social. É, pois, imprescindível que se reconheça as características da Superdotação para que se possa compreender o impacto desses transtornos em concomitante, identificando a etiologia e entender a sua origem, sendo este um resultado de transtorno do neurodesenvolvimento. Devem-se utilizar métodos de avaliação das características de superdotação, sendo observados os problemas que ocorrem no plano social, familiar, acadêmico, comportamental e sensorial, focando em intervenções adequadas para que se possa trabalhar com mais efetividade nessas dificuldades. O processo de inclusão das crianças e adolescentes superdotadas deve partir dessa identificação para que, a partir disso, seja possível promover ações capazes de efetivar essa inclusão, reduzindo as problemáticas que envolvem o assunto. Pode-se dizer ao final deste estudo que o conhecimento e a conscientização das pessoas é fator essencial. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9363233695556180 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta