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Rede Sinodal de Educação: princípios norteadores das escolas evangélico-luteranas

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dc.creator Becker, Tiago
dc.date.accessioned 2018-12-11T19:36:06Z
dc.date.available 2018-12-11T19:36:06Z
dc.date.issued 2018-08-13
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/919
dc.description 169 p. pt_BR
dc.description.abstract This research deals with the Evangelical-Lutheran principles of the Synodical Network of Education. Throughout the studies the quest was to identify how the guiding principles are present in these educational institutions based on the Lutheran confessionality. The methodology chosen was the use of a case study. For such, three institutions members of the Synodical Network of Education of different sizes, small, medium and large, were selected. These institutions are located in the Center Region which covers the valleys of the Taquari and the Rio Parto rivers. During the case study, the writings about the theme and the pedagogical projects of the three institutions divulged by the Synodical Network of Education were analyzed and the directors of these educational institutions were interviewed. The analysis of the data was carried out based on three pillars: identity, school management and the pedagogical project. One can perceive that the Evangelical-Lutheran principles originate from the ideas of Luther about education brought by the German immigrants during the 19th and 20th centuries in the southern region of Brazil. These principles guide a peculiar way of management based on the autonomy of the schools, on the decentralization of the processes and on community participation. Besides this, these institutions have a differentiated educational project which aims at quality and holistic formation of the subjects and is marked by complementary activities. However, one perceives that these institutions need to maintain their authority through their identity and their pedagogical project and not through a mercantile orientation. Finally, the study concludes that all the entities should be based on principles which should be instituted by the institution itself through the shared view of the people who are part of the vision. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;179
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject TEOLOGIA PRÁTICA pt_BR
dc.subject Princípios Evangélico-Luteranos. pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Gestão participativa pt_BR
dc.subject Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject Evangelical-Lutheran Principles en
dc.subject Education en
dc.subject Educational management en
dc.subject Participative management en
dc.subject Pedagogical project en
dc.title Rede Sinodal de Educação: princípios norteadores das escolas evangélico-luteranas pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee3 Ahlert, Alvori
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/6070773522751798 pt_BR
dc.contributor.referee4 Goldmeyer, Marguit Carmem
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/8750952070438327 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa trata sobre os princípios evangélico-luteranos da Rede Sinodal de Educação. Ao longo dos estudos, busca-se identificar como os princípios norteadores estão presentes nesses educandários a partir da confessionalidade luterana. Como metodologia, opta-se por utilizar o estudo de caso. Para tanto, são selecionadas três instituições filiadas à Rede Sinodal de Educação de portes diferentes, pequeno, médio e grande, localizadas na Região Centro, que abrange os vales dos rios Taquari e Rio Parto. Durante o estudo de caso, são analisados os escritos divulgados pela Rede Sinodal de Educação a respeito da temática e os projetos pedagógicos das três instituições e entrevistados os/as gestores desses educandários. A análise dos dados se deu com base em três pilares: a identidade, a gestão escolar e o projeto pedagógico. Percebe-se que os princípios evangélico-luteranos estão oriundos das ideias de Lutero sobre educação que foram trazidas pelos/as imigrantes alemães durante os séculos XIX e XX na região sul do Brasil. Esses princípios orientam um modo peculiar de gestão, baseada na autonomia de seus educandários, na descentralização dos processos e na participação comunitária. Além disso, essas instituições tem um projeto educacional diferenciado que visa à qualidade e à formação integral dos sujeitos e que é mercado pelas atividades complementares. No entanto, percebe-se que essas instituições necessitam manter a sua autoridade por meio da sua identidade e de seu projeto pedagógico e não mediante uma orientação mercantil. Por fim, o estudo conclui que todas entidades precisam ser embasadas por princípios que devem ser instituídos pela própria instituição, através da visão compartilhada das pessoas que dela fazem parte. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3290309489114393 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR


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