Repositório Faculdades EST

O fazer pedagógico sob a luz das políticas públicas de inclusão escolar de pessoas com deficiência ou necessidades específicas

Mostrar registro simples

dc.creator Ribeiro, Édila Farias
dc.date.accessioned 2018-11-23T13:58:11Z
dc.date.available 2018-11-23T13:58:11Z
dc.date.issued 2018-07-09
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/914
dc.description 98 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents contributions for the continuing training of educators, gathers together the life trajectory of people with disabilities, going through all the periods regarding school education, which has been marked by important periods in the development of school practices, such as institutionalization, integration and, at the present, school inclusion. This paper emphasizes studies based on the Public Policies of Education in the inclusive perspective and of practices of the Brazilian Education. This research focuses on the paths covered by Inclusive Education in the municipality of Parintins / AM of students with disabilities in the regular network of education, presenting the difficulties faced by the teachers of the common classrooms and their practices, allowing a new understanding of the knowledges, the skills and attitudes that are necessary for working with inclusive classes. The study highlights three striking aspects of school inclusion. The first aspect shows the relevant legislation with the apparatus of national and international documents and treaties on inclusive education; the second aspect points to the implementation of public policies and inclusive pedagogical practices; the third aspect concerns the continuing training of teachers in service, and in this way guarantee access to knowledge and at the same time promote education of students with and without disabilities. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;597
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Public policies pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.title O fazer pedagógico sob a luz das políticas públicas de inclusão escolar de pessoas com deficiência ou necessidades específicas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Custódio, Elivaldo Serrão
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 pt_BR
dc.contributor.referee2 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta contribuições para formação de educadores e educadoras, reúne a trajetória histórica das pessoas com deficiência, passando por todos os momentos no que diz respeito à educação escolar, que foi marcada por importantes períodos no desenvolvimento de práticas escolares, como o da institucionalização, o da integração e, atualmente, o da inclusão escolar. Enfatiza estudos fundamentados nas Políticas Públicas de Educação na perspectiva inclusiva e práticas da Educação Brasileira. Esta pesquisa tem como foco os caminhos percorridos pela Educação Inclusiva no município de Parintins/AM dos alunos e alunas com deficiência na rede regular de ensino evidenciando as dificuldades enfrentadas pelos professores e professoras das salas comuns e suas práticas, possibilitando um novo olhar sobre os saberes, as competências e as atitudes que são necessárias para o trabalho com classes inclusivas. O estudo destaca três aspectos marcantes da Inclusão escolar. O primeiro aspecto mostra a legislação pertinente com aparato de documentos e tratados nacionais e internacionais sobre educação inclusiva; o segundo aspecto aponta para a implantação e implementação das políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas; o terceiro aspecto diz respeito à formação continuada dos professores e professoras em serviço, e desse modo, assegurar o acesso ao conhecimento e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem dos alunos e alunas com e sem deficiência. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0628422760587414 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta