Repositorio Faculdades EST

O ensino da matemática e a prática do cuidado: caminhos para uma aprendizagem significativa

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dc.creator Santos, Patrícia Borges dos
dc.date.accessioned 2018-10-22T18:16:22Z
dc.date.available 2018-10-22T18:16:22Z
dc.date.issued 2018-07-02
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/907
dc.description 74 p. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this research is to investigate and discuss the student relation with mathematics as well as to encourage significant learning from this curricular component, instigating ways of having a more humanized approach and more significant learning. It is widely known in the educational realm that mathematics, being an exact science, methodologically adopts rigid and many times inflexible forms of approach, preferentially using oral transmission and the practice of exercises as forms of learning, methods which are among some of the factors which distance students from the mathematics universe. That is why this work justifies itself because of the importance of including people in the universe of this component. The benefits of this study become concrete through the perception, understanding and acceptance that any person can learn math, relating to it positively. With this intent, the proposal of this work is to establish and improve the relation between individuals and math. This work deals with the inclusion of the history of this component as a way to situate the student in time and in the mathematical discoveries of the peoples who lived in ancient times. It also deals with the importance of taking care in the professor-student relation as a facilitating mechanism of learning, humanizing and including people who believe they are not capable of learning it. Some aspects which distance students from learning math are detailed and suggestions are presented for minimizing these aspects. This was a bibliographic research and for this paper, the study was based on the ideas of Guimarães (2012), Roque (2012), Rooney (2012) and Noddings (2013), Boff (2012). As a challenge, in the school context, the professors will need to review their practices, rethink their actions methodologically. It is observed that when math is approached in a practical and dynamic way its image of being distant and rigid is deconstructed, and this contributes greatly to a learning that is constituted democratically. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;589
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Cuidado pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Mathematics en
dc.subject Care en
dc.subject Teaching en
dc.subject Learning en
dc.title O ensino da matemática e a prática do cuidado: caminhos para uma aprendizagem significativa pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.contributor.referee2 Fritsch, Rosângela
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar e discutir a relação discente com a matemática bem como favorecer o aprendizado significativo deste componente curricular, instigando formas para que se tenha uma abordagem mais humana e aprendizagem significativa. É de amplo conhecimento no meio educacional que a matemática, por ser uma ciência exata, metodologicamente adota formas rígidas e, muitas vezes, inflexíveis para sua abordagem, sendo preferencialmente o repasse oral e a prática de exercícios como formas de aprendizagem, tendo estes como alguns dos fatores que distanciam estudantes do universo matemático. Por isso, este trabalho justifica-se pela importância em incluir pessoas ao universo deste componente. Os benefícios deste estudo se concretizam mediante a percepção, entendimento e aceitação de que qualquer pessoa é capaz de aprender matemática, relacionando-se positivamente com ela. Neste intuito, estabelecer e melhorar a relação entre indivíduos e a matemática, é a proposta deste trabalho que aborda a inclusão da história deste componente como forma de situar o estudante no tempo e nas descobertas matemáticas dos povos que viveram na antiguidade. Trata também da importância do cuidado na relação discente - docente como mecanismo facilitador da aprendizagem, humanizando e incluindo pessoas que acreditam não serem capazes de aprendê-la. Também são detalhados alguns aspectos que distanciam estudantes do aprender matemática e algumas sugestões são apresentadas para minimizar estes aspectos. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e para este trabalho, os estudos embasados nas ideias de Guimarães (2012), Roque (2012), Rooney (2012) e Noddings (2013), Boff (2012). Como desafio, no contexto escolar, os e as docentes necessitarão rever suas práticas, repensar metodologicamente suas ações. Constata-se que a matemática quando abordada de forma prática e dinâmica tem sua imagem de distante e rígida desconstruída e isto contribui sobremaneira para que a aprendizagem se constitua democraticamente. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3349094572393131 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


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