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Escola e família: uma possibilidade de diálogo

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dc.creator Andrade, Margarette Gonçalves Bezerra
dc.date.accessioned 2018-07-17T18:38:41Z
dc.date.available 2018-07-17T18:38:41Z
dc.date.issued 2018-01-23
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/889
dc.description 63 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper talks about the importance of communicative interaction between family and school to enhance learning in a humanized and integrated way. Based on the experiences in the public school the understanding became visible that in this educational sphere, a lagging in the teaching-learning process of the students is becoming consolidated, and the concretization of social inequalities was also visible, which are intensified by the globalizing oppressive system. For this, in this research paper, a bibliographic theoretical review was carried out with a qualitative approach, in an investigative process, establishing a theoretical panorama, through dialog between authors such Descartes, Bentham and Bauman seeking the theoretical trajectory of the construction of modern thought which foments an excluding society; authors such as Bronfenbrenner, Libâneo and Alícia Fernández in the quest of understanding how learning happens or doesn’t happen, and finally suggest a proposal of dialog in light of the ideas of Cortella, Paulo Freire, Maturana, Varela and mainly, Habermas and his Theory of Communicative Action. The focus of this thesis was the communicative dialogical action between the family and the school as a possibility for a significant and transforming education, through the integrating communication between the sectors of the school community. The proposed strategy was that this interaction should be conducted by the educational director with the goal of integrating family and school and plan effective and coherent interventions, based on dialog and co-responsible action. With this there is an efficacious functioning of the school, thus improving the students’ learning and establishing the school as a space for human development and for the construction of knowledge. It was also observed that it is this space where there can be the promotion of the partnership between school and family in a co-responsible educational action and one of formation of persons which aim toward otherness and not toward individuality in the quest for the construction of a more just reality. Thus, the greater goal of the thesis paper was to verify which paths can be taken by the democratic and participative school management to establish a partnership with the family of the students, favoring a more human significant learning experience and a wholistic formation. The result is the comprehension of the reality for a humanized formation of people who are transformed and promote social interventions through dialog. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;560
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Família-escola pt_BR
dc.subject Diálogo pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Family-school en
dc.subject Dialog en
dc.subject Learning en
dc.title Escola e família: uma possibilidade de diálogo pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho versa a respeito da importância da interação comunicativa entre família e escola para o aprimoramento da aprendizagem de forma humanizada e integrada. A partir das vivências na escola pública tornou-se visível a compreensão de que, nessa esfera educacional, consolida-se uma defasagem no processo ensino-aprendizagem dos/das estudantes, como também visível foi a concretização das desigualdades sociais, intensificadas pelo sistema opressor globalizante. Para tanto, nesse trabalho de pesquisa, foi realizada uma revisão teórica bibliográfica com abordagem qualitativa, num processo investigativo, estabelecendo um panorama teórico, através do diálogo entre autores como Descartes, Bentham e Bauman buscando a trajetória teórica da construção do pensamento moderno que fomenta a sociedade excludente; autores como Bronfenbrenner, Libâneo e Alícia Fernández na busca de compreender como se dá a aprendizagem ou a não aprendizagem e, finalmente sugerir uma proposta de diálogo à luz das ideias de Cortella, Paulo Freire, Maturana, Varela e principalmente, Habermas e sua Teoria da Ação Comunicativa. O foco dessa dissertação foi a ação dialógica comunicativa entre família e escola como possibilidade de uma educação significativa e transformadora, através da comunicação integradora entre os setores da comunidade escolar. A estratégia proposta foi que essa interação deve ser conduzida pelo/a gestor/a educacional, com o objetivo de integrar família e escola e planejar intervenções efetivas e coerentes, baseadas no diálogo e na ação corresponsável. Com isso tem-se um funcionamento eficaz da escola, melhorando assim a aprendizagem dos/as estudantes e firmando a escola como um espaço para o desenvolvimento humano e para a construção de saberes. Constatou-se também que é esse o espaço para promoção da parceria entre escola e família numa ação educativa corresponsável e de formação de pessoas que visem a alteridade e não a individualidade na busca da construção de uma realidade mais justa. Assim, o objetivo maior desse trabalho dissertativo, foi de verificar quais caminhos podem ser trilhados pela gestão escolar democrática e participativa para firmar parceria com a família dos/as estudantes, favorecendo uma vivência de aprendizagem significativa mais humana e uma formação integral. O resultado é a compreensão da realidade para uma formação humanizada de pessoas que se transformam e promovem intervenções sociais através do diálogo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1894848914670852 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR


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