Repositorio Faculdades EST

Ética e gestão na educação superior à distância: o uso do compliance como dispositivo de controle de riscos

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Viva, Marco Aurélio de Andrade
dc.date.accessioned 2018-07-17T18:27:20Z
dc.date.available 2018-07-17T18:27:20Z
dc.date.issued 2018-03-07
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/888
dc.description 99 p. pt_BR
dc.description.abstract The new information and communication technologies, which drive social transformations, have significantly modified the relationships in the educational environment. This context, especially social, contextualizes the subject of the present research, ethics and management in distance higher education, which approached management perspectives in the educational process with a view to the ethical problems or risks observed in its current dynamics. In the scenario of expansion of educational modalities at a distance, the concern arising from the presuppositions of contemporary ethics emerges permeated by facts that point to the risks and probable damages derived from the massification of education, leveraged by a new form of social interaction, ruled, then, by the renewable technologies of information and communication, a problematic reinforced by the prevalence of a private institutional organization over a public institutional organization. To do so, the research approach sought to analyze pragmatic aspects of management that could inhibit more effectively, efficiently and with greater accountability the ethical deviations in the administration of higher education courses in the distance modality. All this through a basic research, with a qualitative treatment, with explanatory character, predominated by bibliographic and documentary research techniques. Therefore, from the fateful existence to the hypothesis of the incidence of problems in the management of higher e-learning courses, irregularities generally observed in the conduct of the expansion of institutions, delimited by ethical deviations linked to conflicts of interest, the main consideration of the present investigation concentrated its focus on the indication of the use of a management of a more pragmatic nature through what is known as compliance. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;567
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Educação à distância pt_BR
dc.subject Ética contemporânea pt_BR
dc.subject Pragmatismo pt_BR
dc.subject Ethics en
dc.subject Management en
dc.subject Distance education en
dc.subject Contemporary ethics en
dc.subject Pragmatism en
dc.subject Compliance en
dc.subject Compliance pt_BR
dc.title Ética e gestão na educação superior à distância: o uso do compliance como dispositivo de controle de riscos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.description.resumo As novas tecnologias de informação e comunicação, propulsoras das transformações sociais, têm modificado significativamente as relações no ambiente educacional. Essa conjuntura, sobretudo social, contextualiza o tema objeto da presente pesquisa, ética e gestão na educação superior a distância, o qual abordou perspectivas de gestão no processo educacional com vistas aos problemas ou riscos éticos observados em sua dinâmica atual. No cenário de expansão das modalidades educacionais à distância, a preocupação oriunda de pressupostos da ética contemporânea emerge permeio a fatos que apontam para os riscos e prováveis danos e prejuízos derivados da massificação da educação alavancados por uma nova forma de interação social, pautada, então, pelas renováveis tecnologias da informação e comunicação, uma problemática reforçada pela prevalência de uma organização institucional privada sobre a pública. Para tanto, a abordagem de pesquisa buscou analisar aspectos pragmáticos de gestão que pudessem inibir de forma mais eficaz, eficiente e com maior responsabilização os desvios éticos na administração de cursos de educação superior na modalidade a distância. Isso tudo através de uma pesquisa básica, com um tratamento qualitativo, de caráter explicativo, predominada por técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Logo, desde a existência fatídica até a hipótese de incidência de problemas na gestão de cursos superiores de educação a distância, irregularidades em geral constatadas na condução da expansão das instituições, delimitadas por desvios éticos vinculados a conflitos de interesses, a principal consideração da presente investigação concentrou seu foco na indicação do uso de uma gestão de caráter mais pragmático por meio basicamente do que se conhece por compliance. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5063621254399630 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


Ficheros en el ítem

El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta