Repositório Faculdades EST

Ensino religioso na rede pública: um estudo epistêmico-pedagógico do Rio Grande do Sul ao Brasil

Mostrar registro simples

dc.creator Melo, Arthur Felipe Moreira de
dc.date.accessioned 2018-07-17T18:14:36Z
dc.date.available 2018-07-17T18:14:36Z
dc.date.issued 2018-03-12
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/887
dc.description 225 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper examines the potentialities and challenges of an epistemological referral for the Religious Education curricular component in Brazilian public schools. The thesis is divided into three main chapters. The first of them, chapter I, is dedicated to the analysis of the epistemological atypia of Religious Education in comparison with other school curricular components, as well as to the analysis of the political scenario of this curricular component in federal, state (Rio Grande do Sul) and municipal spheres (municipal districts of RS). In the next chapter, we discuss alternatives for pedagogical issues of Religious Education that are often emphasized in the political ground in impairment to an epistemological referral for this curricular component. Considering the need for a pedagogical reflection, the research presents the analysis of two sessions of a focal group, composed of Religious Education teachers employed in public educational systems, officials of the state linked to Religious Education and a researcher in the area. In the last chapter, the work presents a psychological approach, when analyzing the principle of 'contact with diversity', provided by Religious Education, as a valuable resource for the construction of healthy human subjectivities. Still in this last chapter, the thesis brings an ample discussion on civilizational benefits that Religious Education plural and epistemological bases is able to promote. en
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;175
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Epistemologia do ensino religioso pt_BR
dc.subject Aspectos legais do ensino religioso pt_BR
dc.subject Processo civilizatório pt_BR
dc.subject Religious education en
dc.subject Religious education epistemology en
dc.subject Religious education legal issues en
dc.subject Civilization process en
dc.title Ensino religioso na rede pública: um estudo epistêmico-pedagógico do Rio Grande do Sul ao Brasil pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.contributor.referee2 Sinner, Rudolf Eduard von
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 pt_BR
dc.contributor.referee3 Fritsch, Rosângela
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 pt_BR
dc.contributor.referee4 Peretti, Clelia
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/9379858395652461 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho examina as potencialidades e os desafios de um encaminhamento epistemológico para o componente curricular Ensino Religioso na escola pública brasileira. A tese é dividida em três capítulos principais. O primeiro deles, capítulo I, é dedicado à análise da atipia epistemológica do Ensino Religioso diante dos demais componentes curriculares da escola, bem como à análise do cenário político desse componente curricular em âmbito federal, estadual (Rio Grande do Sul) e municipal (municípios do RS). No capítulo seguinte são discutidas alternativas para questões pedagógicas do Ensino Religioso que costumam ser enfatizadas no campo da política em detrimento de um encaminhamento epistemológico para esse componente curricular. Tendo em vista a necessidade de uma reflexão pedagógica propositiva, o trabalho apresenta a análise de dois grupos focais, compostos por professores e professoras de Ensino Religioso da rede pública, membros do executivo estadual ligados ao Ensino Religioso e um pesquisador da área. No último capítulo, o trabalho assume um teor psicológico, ao analisar o princípio do ‘contato com a diversidade’, facultado pelo Ensino Religioso, enquanto recurso valioso de construção de subjetividades humanas saudáveis. Ainda nesse último capítulo, a tese traz uma discussão em torno de benefícios civilizatórios que o Ensino Religioso é capaz de promover em bases plurais e epistemológicas. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4042659641066513 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta