dc.creator | Melo, Arthur Felipe Moreira de | |
dc.date.accessioned | 2018-07-17T18:14:36Z | |
dc.date.available | 2018-07-17T18:14:36Z | |
dc.date.issued | 2018-03-12 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/887 | |
dc.description | 225 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper examines the potentialities and challenges of an epistemological referral for the Religious Education curricular component in Brazilian public schools. The thesis is divided into three main chapters. The first of them, chapter I, is dedicated to the analysis of the epistemological atypia of Religious Education in comparison with other school curricular components, as well as to the analysis of the political scenario of this curricular component in federal, state (Rio Grande do Sul) and municipal spheres (municipal districts of RS). In the next chapter, we discuss alternatives for pedagogical issues of Religious Education that are often emphasized in the political ground in impairment to an epistemological referral for this curricular component. Considering the need for a pedagogical reflection, the research presents the analysis of two sessions of a focal group, composed of Religious Education teachers employed in public educational systems, officials of the state linked to Religious Education and a researcher in the area. In the last chapter, the work presents a psychological approach, when analyzing the principle of 'contact with diversity', provided by Religious Education, as a valuable resource for the construction of healthy human subjectivities. Still in this last chapter, the thesis brings an ample discussion on civilizational benefits that Religious Education plural and epistemological bases is able to promote. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TD;175 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia do ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Aspectos legais do ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Processo civilizatório | pt_BR |
dc.subject | Religious education | en |
dc.subject | Religious education epistemology | en |
dc.subject | Religious education legal issues | en |
dc.subject | Civilization process | en |
dc.title | Ensino religioso na rede pública: um estudo epistêmico-pedagógico do Rio Grande do Sul ao Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/390614469261947 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sinner, Rudolf Eduard von | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fritsch, Rosângela | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Peretti, Clelia | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9379858395652461 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho examina as potencialidades e os desafios de um encaminhamento epistemológico para o componente curricular Ensino Religioso na escola pública brasileira. A tese é dividida em três capítulos principais. O primeiro deles, capítulo I, é dedicado à análise da atipia epistemológica do Ensino Religioso diante dos demais componentes curriculares da escola, bem como à análise do cenário político desse componente curricular em âmbito federal, estadual (Rio Grande do Sul) e municipal (municípios do RS). No capítulo seguinte são discutidas alternativas para questões pedagógicas do Ensino Religioso que costumam ser enfatizadas no campo da política em detrimento de um encaminhamento epistemológico para esse componente curricular. Tendo em vista a necessidade de uma reflexão pedagógica propositiva, o trabalho apresenta a análise de dois grupos focais, compostos por professores e professoras de Ensino Religioso da rede pública, membros do executivo estadual ligados ao Ensino Religioso e um pesquisador da área. No último capítulo, o trabalho assume um teor psicológico, ao analisar o princípio do ‘contato com a diversidade’, facultado pelo Ensino Religioso, enquanto recurso valioso de construção de subjetividades humanas saudáveis. Ainda nesse último capítulo, a tese traz uma discussão em torno de benefícios civilizatórios que o Ensino Religioso é capaz de promover em bases plurais e epistemológicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4042659641066513 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: