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O sopro do espírito na academia: desafios para formação de teólogos e teólogas pentecostais

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dc.creator Santos, Andréa Nogueira Gomes dos
dc.date.accessioned 2018-07-16T20:26:58Z
dc.date.available 2018-07-16T20:26:58Z
dc.date.issued 2017-11-03
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/885
dc.description 79 p. pt_BR
dc.description.abstract This research proposes an analysis of the theological courses of the Refidim College and its relation with the Spirit Theology. The investigation intends to mediate from the historical, social and theological context of the theology courses, as well as to understand the relation and development of the Spirit Theology in the history of these courses. It is intended to find a point of relation with the Spirit theology so that all the academic theological knowledge and the experiential knowledge could be harmonized in the formation of the Pentecostal student. The research intends to investigate the links between the Spirit Theology and the courses of theology and to reflect about association between learning from academic knowledge and also from experience, making possible for the student a re-signification of the concept of theology and practical method of doing theology inside and outside of the Pentecostal academic environment. In the first chapter it is presented the historical context of theology in the ADs of Brazil and at Refidim College in Joinville SC. In the second chapter, a revival of the philosophical understanding of the theory of empirical knowledge and also of the theological understanding of the ADs on the Pneumatological doctrine. In the last chapter it is proposed an investigation of the Spirit Theology in the academic area and about the challenges to the elaboration of an academic-experiential curriculum that allows the formation of Pentecostal theologians. This is a bibliographical research that intends to investigate the academic-rational space of the theology course and the practical-experiential reality of the Pentecostal student in order to find points of contact between both and ends up proposing the construction of an academic-experiential curriculum that contributes positively to the formation of this student. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;535
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject Leitura e ensino da Bíblia pt_BR
dc.subject Teologia pentecostal pt_BR
dc.subject Teologia acadêmica pt_BR
dc.subject Currículo de teologia pt_BR
dc.subject Racionalidade pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Pentecostal theology pt_BR
dc.subject Academy pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Rationality pt_BR
dc.subject Experience pt_BR
dc.title O sopro do espírito na academia: desafios para formação de teólogos e teólogas pentecostais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa propõe uma análise dos cursos de teologia da Faculdade Refidim e sua relação com a teologia do Espírito. A investigação pretende se mediar a partir do contexto histórico, social e teológico dos cursos de teologia, bem como compreender a relação e desenvolvimento da teologia do Espírito no decorrer da história destes cursos. O intuito é que pontos de relação com a teologia do Espírito sejam encontrados afim de que o conhecimento teológico acadêmico e experiencial possam se harmonizar na formação do estudante pentecostal. A pesquisa pretende investigar os vínculos existentes entre teologia do Espírito e os cursos de teologia, e refletir sobre formas de associação entre aprendizagem a partir do conhecimento acadêmico e também da experiência, gerando com isto para o estudante uma ressignificação do conceito de teologia e do método prático de se fazer teologia dentro e fora do ambiente acadêmico pentecostal. No primeiro capítulo procura-se apresentar o contexto histórico da teologia nas ADs do Brasil e em específico da Faculdade Refidim em Joinville SC. No segundo capítulo faz-se um resgate da compreensão filosófica da teoria do conhecimento empírico e também da compreensão teológica das ADs sobre a doutrina pneumatológica. E no último capítulo propõe-se uma averiguação da teologia do Espírito no espaço acadêmico e dos desafios para a elaboração de um currículo acadêmico-experiencial que possibilite a formação de teólogos e teólogas pentecostais. Esta é uma pesquisa bibliográfica que pretende investigar o espaço acadêmico-racional do curso de teologia e a realidade prático-experiencial do aluno pentecostal afim de encontrar pontos de contato existentes entre ambos, e finaliza propondo a construção de um currículo acadêmico-experiencial que contribua positivamente para a formação deste aluno. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2477316951872767 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Sinner, Rudolf Eduard von
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 pt_BR


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