Repositório Faculdades EST

Formação e atuação docente no ensino religioso

Mostrar registro simples

dc.creator Roldan, Rosângela Ramos
dc.date.accessioned 2018-05-21T14:39:22Z
dc.date.available 2018-05-21T14:39:22Z
dc.date.issued 2018-01-10
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/867
dc.description 80 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper is stimulated by the reflection about formation and teaching work for the curricular component of Religious Education, having in view the questionings and changes that have taken place in the teaching practice. The study has as its focus the formation and work of teachers of religious education who work in spaces of public and private schools. In this sense, there is a need to understand the national legislation and other documents which guide the teaching practice in the daily life of the classes of Religious Education. The methodological procedures considered necessary, regarding the goal of the research, were made up of bibliographic and documental research. The results pointed to the need for specific training for teachers who teach the curricular component of religious education so as to make possible action in conformity with the lay proposal of Brazil, as well as qualified in the formation for citizenship contributing to the construction of a more equalitarian society. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;542
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Atuação docente pt_BR
dc.subject Religious education en
dc.subject Teacher formation en
dc.subject Teaching work en
dc.title Formação e atuação docente no ensino religioso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a formação e atuação docente para o componente curricular do Ensino Religioso, tendo em vista os questionamentos e mudanças ocorridas na prática docente. O estudo tem como foco a formação e a atuação dos professores e das professoras de ensino religioso que trabalham em espaços de escolas públicas ou privadas. Nesse sentido, há necessidade de se comprender a legislação nacional e outros documentos que norteiam a prática docente no cotidiano das aulas de Ensino Religioso. Os procedimentos metodológicos considerados necessários face ao objetivo da pesquisa constituíram-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontaram para a necessidade de formação específica do professor e da professora que leciona o componente curricular do Ensino Religioso a fim de possibilitar uma atuação em conformidade com a proposta laica do Brasil, bem como qualificada na formação para a cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8371862022437445 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta