dc.creator | Roldan, Rosângela Ramos | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T14:39:22Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T14:39:22Z | |
dc.date.issued | 2018-01-10 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/867 | |
dc.description | 80 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper is stimulated by the reflection about formation and teaching work for the curricular component of Religious Education, having in view the questionings and changes that have taken place in the teaching practice. The study has as its focus the formation and work of teachers of religious education who work in spaces of public and private schools. In this sense, there is a need to understand the national legislation and other documents which guide the teaching practice in the daily life of the classes of Religious Education. The methodological procedures considered necessary, regarding the goal of the research, were made up of bibliographic and documental research. The results pointed to the need for specific training for teachers who teach the curricular component of religious education so as to make possible action in conformity with the lay proposal of Brazil, as well as qualified in the formation for citizenship contributing to the construction of a more equalitarian society. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;542 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Atuação docente | pt_BR |
dc.subject | Religious education | en |
dc.subject | Teacher formation | en |
dc.subject | Teaching work | en |
dc.title | Formação e atuação docente no ensino religioso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/390614469261947 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a formação e atuação docente para o componente curricular do Ensino Religioso, tendo em vista os questionamentos e mudanças ocorridas na prática docente. O estudo tem como foco a formação e a atuação dos professores e das professoras de ensino religioso que trabalham em espaços de escolas públicas ou privadas. Nesse sentido, há necessidade de se comprender a legislação nacional e outros documentos que norteiam a prática docente no cotidiano das aulas de Ensino Religioso. Os procedimentos metodológicos considerados necessários face ao objetivo da pesquisa constituíram-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontaram para a necessidade de formação específica do professor e da professora que leciona o componente curricular do Ensino Religioso a fim de possibilitar uma atuação em conformidade com a proposta laica do Brasil, bem como qualificada na formação para a cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8371862022437445 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
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