Repositório Faculdades EST

Educação inclusiva e família: uma abordagem entre as legislações e as percepções teóricas

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dc.creator Lima, Oscarina Alves de
dc.date.accessioned 2018-05-08T20:19:48Z
dc.date.available 2018-05-08T20:19:48Z
dc.date.issued 2018-03-28
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/860
dc.description 76 p. pt_BR
dc.description.abstract This study seeks to reflect about inclusive education and the reflexes of the process of inclusion on the family. Education is a (constitutional) right of all. However, for persons with special needs education has been shown to be a challenge, beginning with the respect of acquired rights to the fulfillment of quality education. In this process the person with special needs does not suffer in isolation but the whole family structure is affected. The question put forth is how does the family react and involve itself in the process of school inclusion? Based on bibliographic research the quest is to understand the family in contemporaneity, inclusive education based on legal points, in order to, then, relate family involvement in inclusive education. A family with a person with special needs goes through daily challenges in society seeking acceptance as well as rights; education is one more space of this challenge. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;568
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Education en
dc.subject Family en
dc.subject Inclusion en
dc.subject School inclusion en
dc.title Educação inclusiva e família: uma abordagem entre as legislações e as percepções teóricas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo busca refletir sobre a Educação Inclusiva e os reflexos do processo de inclusão na família. A educação é um direito (constitucional) de todos e todas. No entanto, para pessoas com necessidades especiais a educação tem se mostrado um desafio, desde o respeito aos direitos adquiridos, à execução da educação com qualidade. Nesse processo, a pessoa com necessidade especial não sofre isoladamente, mas atinge toda a estrutura familiar. A pergunta que se coloca é como a família reage e se envolve no processo de inclusão escolar. A partir de pesquisa bibliográfica busca-se compreender a família na contemporaneidade, a Educação Inclusiva a partir dos marcos legais, para, então, relacionar o envolvimento familiar na Educação Inclusiva. Uma família com pessoa com necessidade especial passa por desafios cotidianos na sociedade em busca tanto de aceitação como dos direitos; a educação é mais um espaço deste desafio. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5453238094454963 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


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