dc.creator | Lamb, Diego Ismael | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T20:13:03Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T20:13:03Z | |
dc.date.issued | 2018-01-04 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/859 | |
dc.description | 173 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The desire of all professors wanting a gratifying exercise of their profession is that students may have a meaningful learning experience. However, the contemporaneous educational context reveals large gaps in the learning results in different instances of the country, be they in the academic indexes or in the satisfaction of the agents which are part of it. Perceiving the implications and limitations imposed on education by the complexity of our times and the need to encounter innovating and efficacious methods for learning, this research intends to reflect critically about some possibilities of intervention, specifically based on the curricular component of Religious Education in a primary school institution. The goal of this thesis is to analyze the appropriation of the competencies established by the Marist Brazil Curricular Matrices for the curricular component of Religious Education in the evaluations of the students finishing this phase. To tend to this issue, one sought to do a theoretical review about the elements which sustain meaningful learning for students through methodologies for developing whole competencies in education. The encouragement of student protagonism founded on practices of problematization and contextualization of knowledge has as its goal a learning with meaning and deeply tied to the student reality. The evaluations of high school students are analyzed to identify relative aspects for the development of competencies which can support the institution in perfecting its processes. Upon carrying out a global review with regard to religious education in contemporaneity, we sought to highlight the importance of the curricular component for the whole formation of students in exercising citizenship. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TM;339 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação Marista | pt_BR |
dc.subject | Religious education | en |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Competencies | en |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Marist education | en |
dc.title | A apropriação das competências estabelecidas nas matrizes curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de ensino religioso por estudantes da educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/390614469261947 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scussel, Marcos André | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2291697314598848 | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma aprendizagem significativa a estudantes é o desejo de todo professor e professora para o exercício gratificante de sua profissão. No entanto, o contexto educacional contemporâneo revela carências elevadas nos resultados de aprendizagem em diferentes instâncias do país, seja nos índices acadêmicos, seja na satisfação dos e das agentes que dele fazem parte. Percebendo as implicações e limitações impostos à educação pela complexidade de nossos tempos e a necessidade de encontrar métodos inovadores e eficazes para a aprendizagem, esta pesquisa pretende refletir criticamente sobre algumas possibilidades de intervenção, especificamente a partir do componente curricular de Ensino Religioso em uma instituição de educação básica. O objetivo desta dissertação é analisar a apropriação de competências estabelecidas pelas Matrizes Curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de Ensino Religioso nas avaliações de estudantes concluintes dessa etapa. Para atender ao fito em questão, busca-se fazer um apanhado teórico acerca dos elementos que aportam a aprendizagem significativa de estudantes por meio de metodologias para o desenvolvimento de competências integrais na educação. O incentivo ao protagonismo estudantil alicerçado por práticas de problematização e contextualização dos saberes tem como objetivo uma aprendizagem com sentido e profundamente vinculada à realidade discente. As avaliações de estudantes de ensino médio são analisadas a fim de identificar aspectos relativos ao desenvolvimento de competências que possam amparar a instituição no aperfeiçoamento de seus processos. Ao realizar um apanhado global em relação ao Ensino Religioso na contemporaneidade, busca-se destacar a importância do componente curricular para formação integral de estudantes, no exercício da cidadania. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4912143660152352 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
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