Faculdades EST Repository

A apropriação das competências estabelecidas nas matrizes curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de ensino religioso por estudantes da educação básica

Show simple item record

dc.creator Lamb, Diego Ismael
dc.date.accessioned 2018-05-08T20:13:03Z
dc.date.available 2018-05-08T20:13:03Z
dc.date.issued 2018-01-04
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/859
dc.description 173 p. pt_BR
dc.description.abstract The desire of all professors wanting a gratifying exercise of their profession is that students may have a meaningful learning experience. However, the contemporaneous educational context reveals large gaps in the learning results in different instances of the country, be they in the academic indexes or in the satisfaction of the agents which are part of it. Perceiving the implications and limitations imposed on education by the complexity of our times and the need to encounter innovating and efficacious methods for learning, this research intends to reflect critically about some possibilities of intervention, specifically based on the curricular component of Religious Education in a primary school institution. The goal of this thesis is to analyze the appropriation of the competencies established by the Marist Brazil Curricular Matrices for the curricular component of Religious Education in the evaluations of the students finishing this phase. To tend to this issue, one sought to do a theoretical review about the elements which sustain meaningful learning for students through methodologies for developing whole competencies in education. The encouragement of student protagonism founded on practices of problematization and contextualization of knowledge has as its goal a learning with meaning and deeply tied to the student reality. The evaluations of high school students are analyzed to identify relative aspects for the development of competencies which can support the institution in perfecting its processes. Upon carrying out a global review with regard to religious education in contemporaneity, we sought to highlight the importance of the curricular component for the whole formation of students in exercising citizenship. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;339
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Educação Marista pt_BR
dc.subject Religious education en
dc.subject Meaningful learning en
dc.subject Competencies en
dc.subject Curriculum en
dc.subject Marist education en
dc.title A apropriação das competências estabelecidas nas matrizes curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de ensino religioso por estudantes da educação básica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.contributor.referee2 Scussel, Marcos André
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2291697314598848 pt_BR
dc.description.resumo Uma aprendizagem significativa a estudantes é o desejo de todo professor e professora para o exercício gratificante de sua profissão. No entanto, o contexto educacional contemporâneo revela carências elevadas nos resultados de aprendizagem em diferentes instâncias do país, seja nos índices acadêmicos, seja na satisfação dos e das agentes que dele fazem parte. Percebendo as implicações e limitações impostos à educação pela complexidade de nossos tempos e a necessidade de encontrar métodos inovadores e eficazes para a aprendizagem, esta pesquisa pretende refletir criticamente sobre algumas possibilidades de intervenção, especificamente a partir do componente curricular de Ensino Religioso em uma instituição de educação básica. O objetivo desta dissertação é analisar a apropriação de competências estabelecidas pelas Matrizes Curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de Ensino Religioso nas avaliações de estudantes concluintes dessa etapa. Para atender ao fito em questão, busca-se fazer um apanhado teórico acerca dos elementos que aportam a aprendizagem significativa de estudantes por meio de metodologias para o desenvolvimento de competências integrais na educação. O incentivo ao protagonismo estudantil alicerçado por práticas de problematização e contextualização dos saberes tem como objetivo uma aprendizagem com sentido e profundamente vinculada à realidade discente. As avaliações de estudantes de ensino médio são analisadas a fim de identificar aspectos relativos ao desenvolvimento de competências que possam amparar a instituição no aperfeiçoamento de seus processos. Ao realizar um apanhado global em relação ao Ensino Religioso na contemporaneidade, busca-se destacar a importância do componente curricular para formação integral de estudantes, no exercício da cidadania. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4912143660152352 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


Files in this item

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account