Repositório Faculdades EST

Da objeção ao reconhecimento: conflito e superação na constituição da educação teológica formal nas Assembleias de Deus no Brasil

Mostrar registro simples

dc.creator Martins, Orlando Eduardo Capellão
dc.date.accessioned 2018-04-25T13:48:48Z
dc.date.available 2018-04-25T13:48:48Z
dc.date.issued 2017-07-21
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/849
dc.description 95 p. pt_BR
dc.description.abstract Formal theological education was the target of many criticisms throughout the history of the Assemblies of God and through this research we will seek to analyze the conflictive relation between formal theological education and the religious experience represented in the context of the Assemblies of God in Brazil. The customary posture of resistance to formal theological education was the fruit of anti-intellectualism, a mark of revivalism, which created a dualism between formal theological education and the religious experience, reason and feeling. Research of this theme is justified by the fact that, even though there have been advances as to the recognition of the importance of theological education in the bosom of Pentecostalism, there are still many leaders who prefer the devotional theology in detriment of an academic theology with deeper reflection. As a more expressive result of the set of documental and bibliographic research was the confirmation of the conflict that occurred between the Swedish mission, against the foundation of Biblical institutes and the American mission which approved the foundation of these institutes. This paper, developed throughout three chapters, presented in a way that its internal textuality should be cohesive and articulated deals in the first chapter with the presentation of historical facts which discourse about the development of Theological Education in the Assemblies of God in Brazil throughout history. In the second chapter, the discussion is opened up to the advance of theological education with the emergence of the first Pentecostal biblical institute on Brazilian soil. The third chapter deals with the variables related to the consolidation and the strengthening of the religious experience in the Assemblies of God in Brazil based on the implantation of the project of “formal theological education”, being that these concepts are deepened and correlated in the final considerations, as well as suggestions and contributions for future research. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;519
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA pt_BR
dc.subject Educação teológica formal pt_BR
dc.subject Experiência religiosa pt_BR
dc.subject História do Pentecostalismo pt_BR
dc.subject Razão e emoção pt_BR
dc.subject Formal theological education en
dc.subject Religious experience en
dc.subject History of Pentecostalism en
dc.subject Reason and emotion en
dc.title Da objeção ao reconhecimento: conflito e superação na constituição da educação teológica formal nas Assembleias de Deus no Brasil pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.description.resumo A educação teológica formal foi alvo de muitas críticas durante a história das Assembleias de Deus e por meio desta pesquisa procurar-se-á analisar a relação conflitiva entre a educação teológica formal e a experiência religiosa representada no contexto das Assembleias de Deus no Brasil. A costumeira postura de resistência à educação teológica formal foi fruto do anti-intelectualismo, marca do reavivamento, o que criou um dualismo entre a educação teológica formal e a experiência religiosa, a razão e o sentimento. Justifica-se a pesquisa deste tema pelo fato de que, mesmo tendo havido avanços no que diz respeito ao reconhecimento da importância da educação teológica no seio do pentecostalismo, todavia muitos líderes preferem a teologia devocional em detrimento de uma teologia acadêmica de reflexão aprofundada. Teve-se como resultado mais expressivo do conjunto de pesquisas documental e bibliográfica, a confirmação do conflito que houve entre a missão sueca, contrária à fundação de institutos bíblicos e a missão americana, que apoiava a fundação destes institutos. O presente trabalho, desenvolve-se ao longo de três capítulos, nos quais estarão sendo apresentados de forma que sua textualidade interna seja coesa e articulada, sendo que no primeiro capítulo aborda-se a apresentação de fatos históricos que discorrem acerca do desenvolvimento da Educação Teológica nas Assembleias de Deus no Brasil ao longo da história. Já no segundo capítulo, abre-se as discussões sobre o avanço da educação teológica, com o surgimento do primeiro instituto bíblico pentecostal em solo brasileiro. O terceiro capítulo trata das variáveis relacionadas à consolidação e ao fortalecimento da experiência religiosa nas Assembleias de Deus no Brasil a partir da implantação do projeto de “educação teológica formal”, sendo que estes conceitos são aprofundados e correlacionados nas considerações finais, bem como sugestões e contribuições para trabalhos futuros. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0752630210053389 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Sinner, Rudolf Eduard von
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta