Mostrar registro simples

dc.creator Dantas, Douglas Henrique Canizo
dc.date.accessioned 2018-04-22T00:07:58Z
dc.date.available 2018-04-22T00:07:58Z
dc.date.issued 2018-01-23
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/846
dc.description 97 p. il. pt_BR
dc.description.abstract This research investigated the possibilities of the occurrence of moral damage in the higher learning institutions. In this context the author chose to carry out a multiple case study on two campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology in a Brazilian capital. This study is justified to the measure that one perceives the need of the public manager to provide accounting to the internal and external society not only of financial and material resources but also of ethical and moral values, mainly because it is an organization which offers education. Focused on the above-mentioned context, the main line developed in this research brings forth the reflection which permits evaluating Moral Harassment of Professors as a point of imbalance in the work life of the professor in the public-school network. To provide foundation for this focus hostile behaviors punishable administratively, criminally and civilly by Brazilian laws were investigated, seeking parallels and analogies within the legal appendix to show when these crimes against the morals, such as slander and defamation, come to be the damaging behavior of Moral Harassment. Reflections were added about the need for balance and care in institutional expressions. Finally, three documental analyses were presented where there was reflection about the characteristics of Moral Harassment according to the authors presented, pointing out pertinent observations on the theme and which bring up the quest for a professional communal interaction of mutual balance. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;564
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Assédio moral docente pt_BR
dc.subject Comportamento hostil pt_BR
dc.subject Dano moral pt_BR
dc.subject Moral harassment of professors en
dc.subject Hostile behavior en
dc.subject Moral damage en
dc.title Assédio moral na carreira docente pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa investigou as possibilidades de ocorrência do dano moral nas instituições de ensino superior. Sob esse contexto, o autor optou por realizar o estudo de caso múltiplo em dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de uma capital brasileira. Este estudo se justifica na medida em que se percebe a necessidade do gestor público em prestar contas para a sociedade interna e externa, não apenas dos recursos financeiros e materiais, mas também dos valores éticos e morais, principalmente por se tratar de uma organização que oferta ensino. Pautada no contexto mencionado, a linha principal versada nesta pesquisa suscita a reflexão que faculta avaliar o Assédio Moral Docente como ponto de desequilíbrio na vida laboral do professor da rede pública. Para embasar este enfoque, foram investigados comportamentos hostis puníveis administrativa, penal e civilmente pelas leis brasileiras, buscando paralelos e analogias dentro do apêndice legal para evidenciar quando estes são crimes contra a moral, como a calúnia e a difamação, passam a ser o comportamento danoso do Assédio Moral. Foram acrescidas reflexões sobre a necessidade do equilíbrio e do cuidado nas expressões institucionais. Por fim, foram apresentadas três análises documentais, nas quais refletiu-se a respeito das características do assédio moral, segundo os autores apresentados, elencando observações pertinentes ao tema e a que suscitam busca por um convívio profissional de equilíbrio mútuo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1576651156066348 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schreiber, Dusan
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta