Repositorio Faculdades EST

Adolescentes evangélicos e o ciberespaço

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dc.creator Lírio, Luciano de Carvalho
dc.date.accessioned 2018-04-24T05:39:14Z
dc.date.available 2018-04-24T05:39:14Z
dc.date.issued 2017-07-10
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/842
dc.description 193 p. il. pt_BR
dc.description.abstract This research was carried out with the support of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) and its main objective is to analyze who are and how Brazilian evangelical adolescents of the 21st century are, according to the different types of denominations evangelicals found in the country and, above all, seeks to verify the relationship of these adolescents with cyberspace. The work is divided into three chapters. The first chapter presented an analysis of the historical construction of the adolescent being in the Brazilian scenario, in a postmodern perspective and, in addition, the relationship of Brazilian evangelical adolescents with cyberspace was analyzed and a brief discussion was presented on the concept of cyberteology . In the second chapter the methodological course of the research was approached, which consisted in a qualitative investigation, with emphasis in the Cultural Studies. The ethnographic methodology was applied, which emphasizes the experiential element of the experience and, as a research method, the participant observation and a questionnaire with 40 questions were used for a total of 200 adolescents, distributed in four groups of fifty participants to each segment of Brazilian Protestantism: historical, classical, Neo-Pentecostal and post-Pentecostal Protestants. Finally, from the theoretical contribution and the field research, the final considerations of this study were realized, and it was verified, especially, that: in the post-modernity there are varied ways of adolescer; that Brazilian evangelical adolescents in the 21st century develop their spirituality in a more unpretentious way when compared to the adolescents of the past generations; there is commitment, but it happens at a rate that adults interpret as lack of commitment; Social Networks achieve the connectivity that the official sites of the denominations do not reach; the adolescents are not responsible for the changes that come with postmodernity, they are vectors, drivers, bearers of postmodernity. en
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;169
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject Adolescência pt_BR
dc.subject Evangélicos pt_BR
dc.subject Ciberespaço pt_BR
dc.subject Pós-modernidade pt_BR
dc.subject Adolescence en
dc.subject Evangelicals en
dc.subject Cyberspace en
dc.subject Postmodernity en
dc.title Adolescentes evangélicos e o ciberespaço pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR
dc.contributor.referee2 Bobsin, Oneide
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR
dc.contributor.referee3 Facchini, Luciana
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/392797814326038 pt_BR
dc.contributor.referee4 Domingues, Gleyds Silva
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/3982430869583455 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa foi realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo principal analisar quem são e como pensam os/as adolescentes evangélicos/as brasileiros/as do século XXI, conforme os diferentes tipos de denominações evangélicas encontradas no país e, sobretudo, busca verificar a relação desses adolescentes com o ciberespaço. O trabalho está distribuído em três capítulos. O primeiro capítulo apresentou uma análise da construção histórica do ser adolescente no cenário brasileiro, numa perspectiva pós-moderna e, além disso, analisou-se a relação de adolescentes evangélicos brasileiros com o ciberespaço e apresentou-se uma breve discussão sobre o conceito de ciberteologia. No segundo capítulo abordou-se o percurso metodológico da pesquisa, a qual consistiu em uma investigação qualitativa, com ênfase nos Estudos Culturais. Aplicou-se a metodologia etnográfica, que enfatiza o elemento vivencial da experiência e, como método de pesquisa, utilizou-se a observação participante e um questionário com 40 questões para um total de 200 adolescentes, distribuídos/as em quatro grupos de cinquenta participantes para cada segmento do protestantismo brasileiro: protestantes históricos, pentecostais clássicos, neopentecostais e pós-pentecostais. Por fim, a partir do aporte teórico e da pesquisa de campo, foram realizadas as considerações finais deste estudo, e verificou-se, especialmente, que: na pós-modernidade existem variadas maneiras de adolescer; que os/as adolescentes evangélicos/as brasileiros/as no século XXI desenvolvem sua espiritualidade de maneira mais despretensiosa se comparados com os/as adolescentes das gerações passadas; existe o comprometimento, mas ele acontece em um ritmo que os adultos interpretam como falta de compromisso; as Redes sociais conseguem a conectividade que os sítios oficiais das denominações não alcançam; os/as adolescentes não são os responsáveis pelas mudanças advindas com a pós-modernidade, eles/elas são vetores, condutores, portadores da pós-modernidade. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0596479540475609 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR


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