Repositorio Faculdades EST

A didakhe kaine de Jesus: um ensaio exegético de Mc 1.21-28

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Lira, David Pessoa de
dc.date.accessioned 2016-07-25T16:00:15Z
dc.date.available 2007-07-13
dc.date.available 2016-07-25T16:00:15Z
dc.date.issued 2006-08-22
dc.identifier.citation LIRA, David Pessoa de. Didakhe kaine of Jesus: an exegetical essay on Mk 1:21-28. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/80
dc.description.abstract This present work is a result of a process of survey in the area of the Bible. This is a exegetical study of the New Teaching of Jesus based on the Gospel according to Saint Mark, chapter 1, verses 21 to 28. At the beginning, an analysis is done according to the steps of the historical critical method: translation of the original text, from Greek to the Vernacular Tongue; textual-criticism of a phraseology "didachê kainê kat exousían" [Greek]. And the literary criticism seeks to define the limits and the constitutive elements of the pericope; this first part of this work finishes with redaction criticism and form criticism. In the second part of this work, there is a survey about the historical environment of the times of Jesus: a survey of elements which belong to the story such as synagogue, Cafarnaum, scribes. And the relation of these elements with the tradition and the Law. The last part of this work presents some important characteristics of Jesus as teacher, showing the similarities and differences between the practice of teaching. In the same form, this part of this work presents the performance of Jesus through the Law and the traditions; finally, this part analyzes about what is the praxis of Jesus so that it deserves special regard and so that it is an example to the pratice of the teachers and popular educators today, just as the atualization presented proposes at the end of this work. eng
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Marcos 1 por
dc.subject Jesus Cristo - Pessoa e missão por
dc.subject Didakhe kaine por
dc.subject Mark 1 eng
dc.subject Jesus Christ - Person and office eng
dc.subject Didakhe kaine eng
dc.subject BÍBLIA por
dc.title A didakhe kaine de Jesus: um ensaio exegético de Mc 1.21-28 por
dc.title.alternative Didakhe kaine of Jesus: an exegetical essay on Mk 1:21-28 eng
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Brakemeier, Gottfried
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7793032652907316 por
dc.contributor.referee2 Silva, Clemildo Anacleto da
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8955379044409979 por
dc.description.resumo O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa na área de Bíblia. Um estudo exegético do novo ensino de Jesus com base no Evangelho segundo Marcos 1.21-28. Inicialmente, é feita uma análise a partir do método histórico-crítico, seguindo os passos deste método: tradução do texto original, do grego para o vernáculo; análise textual da fraseologia "didachê kainê kat exousían" [grego]. A análise literária procura definir os limites e os elementos constitutivos da perícope; finalizando a primeira parte do trabalho com análises de redação e de forma. Na segunda parte do trabalho, foi feita uma pesquisa do ambiente histórico do tempo de Jesus: uma pesquisa de elementos que pertencem à história, tais como sinagoga, Cafarnaum e escribas. Na última parte do trabalho, são destacadas algumas importantes características de Jesus como professor, mostrando semelhanças e diferenças de sua prática de ensino em relação à prática de ensino dos escribas e fariseus. É igualmente apresentada a atuação de Jesus mediante a Lei e a Tradição, bem como uma análise sobre o que consiste a práxis de Jesus que mereça atenção especial e sirva de modelo para a prática do(a) professor(a), do(a) educador(a) popular até os dias de hoje, como propõe a contextualização apresentada ao final deste trabalho. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4195534012571715 por
dc.contributor.advisor1 Ströher, Marga Janete
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9377539583841202 por


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta