dc.creator |
Silva, Raimundo da |
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dc.date.accessioned |
2017-09-29T19:44:56Z |
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dc.date.available |
2017-09-29T19:44:56Z |
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dc.date.issued |
2017-06-28 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/792 |
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dc.description |
90 p. : il. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work will address, in essence, several aspects of Ethics, while studies that involve judgments of appreciative value of man's posture. These values can be conducive to quality judgments. The paper will also address the fusional relationship between Human Relations and Behavioral Etiquette, since it is seen as a model of personal conduct. In this case, behavior comes to be synonymous with good conduct as well as education, since it is indispensable as regards the competence to relate to the other. In turn, human relationships begin to demonstrate the capacity for interaction, that is, giving and receiving, in fraternal relationships of friendships, love and among others, in order to make human beings mature enough. Therefore, behavior is extremely influential in relationships between people, which can bring various benefits to those in interaction, as well as various difficulties in the relationship between people. In view of this, one can then improve persuasion and connections in interpersonal relationships. Attitudes, postures and way of dealing with adverse situations make the professional in education a safer, pleasant, spontaneous social actor with a high acceptability by the public (other work colleagues and professionals, parents of students and students). Consequently, this professional, in the majority, can even produce with much more disposition, be it during the difficult or pleasant hours of the bond of the school environment. For this study, we used bibliographic research and questionnaires (field activity), duly authorized by the Research Ethics Committee of Faculdades EST at the Municipal School of Early Childhood “Professora Ana Pinheiro de Oliveira”, located in the City of Primavera, in the neighborhood of Leitelândia, with the agents that make the education in this referred establishment of education. The responses were quite diverse regarding the perceptions of these agents regarding ethics, morals, interpersonal relations and behavioral etiquette, thus showing the broad character of these themes. Education agents, especially teachers, are important models and also function as a social environment relevant to the behavioral behavior of their students and their neighbors. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP;511 |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
ÉTICA E GESTÃO |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Etiqueta profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Moral |
pt_BR |
dc.subject |
Eticidade |
pt_BR |
dc.subject |
Child Education |
en |
dc.subject |
School Environment |
en |
dc.subject |
Professional Etiquette |
en |
dc.subject |
Moral |
en |
dc.subject |
Eticity |
en |
dc.title |
Ética e etiqueta nas relações humanas: uma interação sociocultural e comportamental entre os agentes da educação (escola e trabalho) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Reblin, Iuri Andréas |
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dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho abordará, em sua essência, vários aspectos da Ética, enquanto estudos que envolvem juízos de valor apreciativo da postura do homem. Valores estes que podem ser propícios a julgamentos de qualidade. O trabalho também abordará a fusionalidade entre as Relações Humanas e a Etiqueta Comportamental, uma vez que esta é vista como modelo de forma de conduta pessoal. Neste caso, o comportamento vem a ser o sinônimo de boa conduta e também de educação, pois ele é imprescindível no que se refere à competência de relacionar-se com o outro. Por sua vez, as relações humanas passam a demonstrar capacidade de interação, isto é, dar e receber, nos relacionamentos fraternos de amizades, amorosos e entre outros, visando tornar os seres humanos maduros os suficientes. Logo, o comportamento é extremamente influente nas relações entre as pessoas, podendo trazer vários benefícios aos que estão em interação, como também várias dificuldades no relacionamento entre as pessoas. Em vista disso, pode-se, então, melhorar a persuasão e as ligações nos relacionamentos interpessoais. Atitudes, posturas e maneira de lidar com situações adversas tornam o profissional em Educação, um ator social mais seguro, agradável, espontâneo e de alta aceitabilidade pelo público (outros colegas de trabalho e profissional, pais de alunos e educandos). Consequentemente, esse profissional, em sua maioria, pode até produzir com muito mais disposição, seja nas horas difíceis ou prazerosas do vínculo do ambiente escolar. Foi utilizado, para este trabalho, pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários (atividade de campo), devidamente autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades EST na Escola Municipal de Ensino Infantil “Professora Ana Pinheiro de Oliveira”, localizada na Cidade de Primavera, no bairro Leitelândia, com os agentes que fazem a educação nesse referido estabelecimento de ensino. As respostas foram bastante diversificadas no que diz respeito às percepções desses agentes quanto à ética, a moral, as relações humanas interpessoais e etiqueta comportamental, mostrando, dessa forma, o caráter amplo desses temas. Os agentes em educação, principalmente, os professores e as professoras constituem importantes modelos e também funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos e suas alunas e dos seus próximos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Schreiber, Dusan |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 |
pt_BR |