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A reinvenção da tradição em Lutero: contribuições a partir do pensamento de Lutero para a articulação da identidade Luterana na alta modernidade

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dc.creator Assolari, Ricardo
dc.date.accessioned 2017-09-18T14:41:43Z
dc.date.available 2017-09-18T14:41:43Z
dc.date.issued 2017-03-02
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/782
dc.description 167 p. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this research is to seek contributions in the thinking of Luther for articulating the Lutheran self-identity faced with the dilemmas of the radicalization of modernity. Modernity is an ambiguous phenomenon. It promises control over natural and human environments, scientific-technological progress and unheard of access to quality of life. It also feeds expectations of self-realization, autonomy and authenticity. To dynamize these proposals modernity broke with tradition since it judged that tradition’s commitment was with the past and its moralizing reading of reality was exogenous and inertial. With this, the limits intrinsical to social organization were diluted toward the logic of capitalist accumulation and to exploitation of nature. The values became revisable and exchangeable social goods. As a result, modernity spawned risks with without precedents for the planet; self-identity came to be constructed based on open thresholds; and the future became uncertain. Modern life follows its course under the signs of doubt, of insecurity and of constant threat of the lack of meaning. Reacting to this state of things, proposals arose of new, more fixed and secure models of social organization. They presuppose the construction of self-identities sometimes rejecting, sometimes co-opting or dialoguing with the hegemonic canons – they are processes that imply the reinvention of the traditions. Christianity is also challenged to formulate its own solutions. As all answers are conditioned by the values with which they interpret reality, for them to be consistent it is necessary to become aware of the references which encourage us. Since Lutheranism demands returning to Luther, let us concentrate on the identification of the framework of references which impact on its elaboration of the narrative of the Christian self-identity in “Of the Councils and of the Church”. Based on this, we will try to respond how the Reformer relates tradition and identity to accomplish the proposed goal. We will seek to demonstrate that Luther reinvents tradition dialectically, between preservation and transformation, giving rise to a dialogic model of articulation of the Lutheran identity in the contemporaneous world. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;328
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject TEOLOGIA E HISTÓRIA pt_BR
dc.subject Modernidade pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Diálogo pt_BR
dc.subject Reinvenção da tradição pt_BR
dc.subject Lutero pt_BR
dc.subject Modernity identity en
dc.subject Dialog en
dc.subject Reinvention of tradition en
dc.subject Luther en
dc.title A reinvenção da tradição em Lutero: contribuições a partir do pensamento de Lutero para a articulação da identidade Luterana na alta modernidade pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR
dc.contributor.referee2 Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2854589063294139 pt_BR
dc.description.resumo O propósito dessa pesquisa é buscar contribuições no pensamento de Lutero para a articulação da autoidentidade luterana frente aos dilemas da radicalização da modernidade. A modernidade é um fenômeno ambíguo. Ela promete controle sobre os ambientes natural e humano, progresso cientifico-tecnológico e acesso inaudito a qualidade de vida. Ela também alimenta expectativas de autorrealização, autonomia e autenticidade. Para dinamizar essas propostas a modernidade rompeu com a tradição, pois julgou seu compromisso com o passado e sua leitura moralizante da realidade exógenos e inerciais. Com isso, se diluíram os limites intrínsecos à organização social para a lógica da acumulação capitalista e para a exploração da natureza. Os valores tornaram-se bens sociais revisáveis e cambiáveis. Como resultado, a modernidade engendrou riscos sem precedentes para o planeta; a autoidentidade passou a ser construída a partir de limiares abertos; e o futuro tornou-se incerto. A vida moderna segue seu curso sob os signos da dúvida, da insegurança e da constante ameaça da falta de sentido. Reagindo a esse estado de coisas, surgem propostas de novos modelos de organização social mais fixos e seguros. Elas pressupõem a construção das autoidentidades ora rejeitando, ora cooptando ou dialogando com os cânones hegemônicos – são processos que implicam a reinvenção das tradições. O cristianismo também é desafiado a formular suas próprias soluções. Como todas as respostas são condicionadas pelos valores com que se interpreta a realidade, para que elas sejam consistentes, faz-se necessário tomar consciência das referências que nos animam. Uma vez que o luteranismo reivindica remontar à Lutero, vamos nos concentrar na identificação do quadro de referências que incide sobre sua elaboração da narrativa da autoidentidade cristã em “Dos Concílios e da Igreja”. A partir daí, tentaremos responder como o Reformador relaciona tradição e identidade para galgarmos o objetivo proposto. Procuraremos demonstrar que Lutero reinventa a tradição dialeticamente, entre preservação e transformação, dando ocasião a um modelo dialogal de articulação da identidade luterana no mundo contemporâneo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3950170672951010 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


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