Repositório Faculdades EST

Os desafios éticos na gestão das instituições privadas da educação superior

Mostrar registro simples

dc.creator Lima, Lívia Maria Sales
dc.date.accessioned 2017-09-18T14:28:17Z
dc.date.available 2017-09-18T14:28:17Z
dc.date.issued 2017-05-26
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/781
dc.description 81 p. il. pt_BR
dc.description.abstract The present research considers the various possibilities of management models applicable in the current context of the globalized society, emphasizing the importance of discussing the necessity of the ethical values inherent to the management process of the private institutions of higher education. In this sense, the current study has maintained the emphasis on the analysis of private institutions because they operate at a more competitive level of the current market and also because of the importance of applying a management model based on ethical values In organizations that work in the educational sector of society. Considering the aforementioned context, the main theme addressed by this research was to analyze the ethical challenges in the management of private institutions of higher education. In this sense, subjects related to the contribution of ethics to the training of the managers of the private institutions of higher education were discussed, as well as the investigation of the ethical challenges encountered by them in exercising their role of manager seeking a quality education. Therefore, the main objective of this research is to investigate the ethical challenges encountered by managers of private institutions of higher education. Following this north, during the present study the management models that are being developed in the private institutions of higher education were analyzed. Reflections were made on the importance of adopting ethical values in the environment of the organizations that operate in the contemporary globalized market. At the end of the research, an analysis of an applied case study carried out in an HEI was carried out in order to compare the ethical values practiced by the managers of private higher education institutions with the ideal models indicated in the administrative literature, in order to identify which Administrative aspects can be influenced by ethical behavior in administrative management. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;501
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Gestão ética pt_BR
dc.subject Instituição privada de ensino superior pt_BR
dc.subject Comportamento ético nas organizações pt_BR
dc.subject Ethical management en
dc.subject Ethical behavior in organizations en
dc.subject Private institution of higher education en
dc.title Os desafios éticos na gestão das instituições privadas da educação superior pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa considera as diversas possibilidades de modelos de gestão aplicáveis no contexto atual da sociedade globalizada, enfatizando a importância de se discutir a necessidade dos valores éticos inerentes ao processo de gestão das instituições privadas de ensino superior. Neste sentido, o estudo atual manteve a ênfase na análise das instituições privadas pelo fato de estas funcionarem em um nível de atuação mais competitivo do mercado atual e, também, pelo fato de considerar a importância da aplicação de um modelo de gestão baseado em valores éticos em organizações que atuam no setor educacional da sociedade. Considerando o contexto mencionado anteriormente, o tema principal abordado por esta pesquisa consistiu em analisar os desafios éticos na gestão das instituições privadas de ensino superior. Portanto, foram abordados assuntos relacionados com a contribuição da ética para a formação dos gestores das instituições privadas do ensino superior e foram analisados os desafios éticos encontrados por eles ao exercerem seu papel de gestor buscando uma educação de qualidade. Seguindo esta linha de análise, no decorrer do presente estudo foram identificados os modelos de gestão que estão sendo desenvolvidos nas instituições privadas do ensino superior no contexto atual. Foram desenvolvidas reflexões a respeito da importância da adoção de valores éticos no ambiente das organizações que atuam no mercado globalizado contemporâneo. No fim da pesquisa foi desenvolvida a análise de um estudo de caso aplicado realizado com uma IES com o intuito de comparar os valores éticos praticados pelos gestores das instituições privadas do ensino superior com os modelos ideais apontados pela literatura administrativa, com o intuito de identificar quais os aspectos administrativos podem ser influenciados pelo comportamento ético na gestão administrativa. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6910669855817104 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schreiber, Dusan
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta