Repositório Faculdades EST

Educação sexual de adolescentes na escola pública: matizes culturais, religiosos e pedagógicos para a sua sistematização

Mostrar registro simples

dc.creator Sousa Filho, Vicente Gregório de
dc.date.accessioned 2017-09-14T19:59:45Z
dc.date.available 2017-09-14T19:59:45Z
dc.date.issued 2017-03-21
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/777
dc.description 236 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract The dissertation at hand deals with sexual education of adolescents in high-school in the state public network of the city of Parnaíba-PI, based on a theoretical referential which emphasized a synopsis of the history of sexuality under the sociocultural focus, gender studies, Freudian psychoanalysis, feminist theologies, the current national curricular parameters, the formation of the adolescent self-concept, having as support well known theoreticians, such as, Foucault, Badinter, Scott, Freud, Gebara, among others. In the chapter dedicated to the history of sexuality it was possible to comprehend the theme within a perspective of cultural relativism, which goes contrary to a static and universal perspective of sexuality. The section directed at gender studies presents an evolution of the concepts having as parameter the beginnings of feminism to deal with the comprehension that masculinity and femininity are built throughout life and upon sociocultural relations. The current national curricular parameters deal with sexuality and the issues of gender as transversal themes which, therefore, cross through all the areas of the curriculum of the school. The formation of the adolescent self-concept is configured as an attempt to present adolescents as having capacity to construct their intellectual and affective autonomy, according to Jean-Piaget, Vygotsky and Erik Erikson. The investigation made use of semi-structured and open questionnaires for collecting data, revealing itself as quali-quantitative. Having finished the diagnosis of the sexual education of the adolescents, some sexist stereotypes were confirmed, as well as the presence of concepts and experiences still tied to the patriarchal and excluding vision in the discourses of the students in the school, in the family and in the churches. We ended with some theoretical-methodological indications for the sexual educators aiming at making a contextualized approach to sexuality and gender possible in school education. en
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;161
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject Adolescência pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Teologias feministas pt_BR
dc.subject Adolescence en
dc.subject Sexual education en
dc.subject Gender en
dc.subject Feminist theologies en
dc.title Educação sexual de adolescentes na escola pública: matizes culturais, religiosos e pedagógicos para a sua sistematização pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR
dc.contributor.referee2 Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 pt_BR
dc.contributor.referee3 Fritsch, Rosangela
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 pt_BR
dc.contributor.referee4 Adams, Telmo
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/7293725605745367 pt_BR
dc.description.resumo A tese em pauta trata da educação sexual dos adolescentes e das adolescentes do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Parnaíba-PI, a partir de um referencial teórico que privilegiou uma sinopse da história da sexualidade sob o enfoque sociocultural, os estudos de gênero, a psicanálise freudiana, as teologias feministas, os atuais parâmetros curriculares nacionais, a formação do autoconceito adolescente, tendo como suporte conceituados teóricos, quais sejam, Foucault, Badinter, Scott, Freud, Gebara, dentre outros(as). No capítulo dedicado à história da sexualidade foi possível compreender a temática numa visão do relativismo cultural, o que contraria uma visão estática e universal da sexualidade. A seção destinada aos estudos de gênero apresenta uma evolução dos conceitos tendo como parâmetro os primórdios do feminismo para aportarmos na compreensão de que a masculinidade e a feminilidade se constroem ao longo da vida e das relações socioculturais. Os parâmetros curriculares nacionais vigentes tratam da sexualidade e das questões de gênero como temática transversal e que, portanto, atravessam todas as áreas do curriculum da escola. A formação do autoconceito adolescente configura-se como uma tentativa de apresentarmos os adolescentes e as adolescentes com capacidade de construírem sua autonomia intelectual e afetiva, conforme Jean-Piaget, Vygotsky e Erik Erikson. A investigação serviu-se de questionários semiestruturados e abertos para a coleta de dados, revelando-se como qualiquantitativa. Feitos os diagnósticos da educação sexual dos(as) adolescentes, confirmaram-se alguns estereótipos sexistas, bem como a presença de conceitos e vivências ainda atrelados à visão patriarcal e excludente nos discursos dos(as) alunos(as) na escola, na família e nas igrejas. Finalizamos com algumas indicações teórico-metodológicas aos educadores e às educadoras sexuais com vistas a tornar possível a abordagem contextualizada da sexualidade e do gênero na educação escolar. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2102658538115652 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta