Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Fernández, Jussara Lobato | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T15:51:34Z | |
dc.date.available | 2009-10-08 | |
dc.date.available | 2016-07-25T15:51:34Z | |
dc.date.issued | 2008-01-10 | |
dc.identifier.citation | FERNÁNDEZ, Jussara Lobato. Formação docente: possibilidades e dificuldades de ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/76 | |
dc.description.abstract | The central object of this investigation is the reflection about the identity of early childhood education teachers and the analysis of the possibilities and difficulties of their ressignification, verifying their processes of training and education, of work and of recognition of their social status. The goals of the research are to: comprehend the identity formation process and the knowledge experiences of early childhood education teachers and to investigate the possibility and difficulty of ressignifying their identity and practice. To do this a historic base was obtained through the study of the emergence of educational work with children (chap. 1) and a legal base was obtained through the study of the pertinent legislation (chap. 2) so that, finally, the identity formation process could be analyzed in more concrete and current terms through field research. Thus, the methodological option for the research project was a bibliographic approach for the historical and legal study, and a qualitative-descriptive approach for the third chapter, where the participativeresearch methodology was adopted using a process of interaction with early childhood education teachers, based on the critical theory paradigm. The field research analyzed a sampling of the thoughts of teachers who work in three early childhood education schools, one from the municipal network, one from the religious network and one from the private network of the city of Porto Alegre. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Identidade docente | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Teacher identity | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Teacher knowledge experiences | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Formação docente: possibilidades e dificuldades de ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Klein, Remi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 | por |
dc.contributor.referee2 | Dornelles, Leni Vieira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3511046334487379 | por |
dc.description.resumo | O objeto central desta investigação é a reflexão sobre a identidade de docentes de educação infantil e a análise das possibilidades e dificuldades de sua ressignificação, verificando os seus processos de formação, atuação e reconhecimento do status social. Os objetivos da pesquisa são: compreender o processo identitário e os saberes de docentes da educação infantil e investigar a possibilidade e dificuldade de ressignificação de sua identidade e práxis. Para isso, procurou-se obter uma base histórica mediante o estudo do surgimento do trabalho educativo com crianças (cap. 1) e uma base legal mediante o estudo da legislação pertinente (cap. 2), para, por fim, analisar o processo identitário em termos mais concretos e atuais mediante a pesquisa de campo. Assim, opção metodológica da pesquisa foi de abordagem bibliográfica, que resultou no estudo histórico do primeiro capítulo e no estudo legal do segundo capítulo, e de abordagem qualitativo-descritiva para o terceiro capítulo, baseada na metodologia de pesquisa-participativa, mediante um processo de interação com docentes de educação infantil, tendo como embasamento o paradigma da teoria crítica. A pesquisa de campo analisou uma amostragem do pensamento de docentes que atuam em três escolas de educação infantil, sendo uma de cada rede municipal, confessional e privada da cidade de Porto Alegre. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9026746089593767 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wachs, Manfredo Carlos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 | por |