dc.creator |
Fernández, Jussara Lobato |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:51:34Z |
|
dc.date.available |
2009-10-08 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:51:34Z |
|
dc.date.issued |
2008-01-10 |
|
dc.identifier.citation |
FERNÁNDEZ, Jussara Lobato. Formação docente: possibilidades e dificuldades de
ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/76 |
|
dc.description.abstract |
The central object of this investigation is the reflection about the identity of
early childhood education teachers and the analysis of the possibilities and difficulties
of their ressignification, verifying their processes of training and education, of work
and of recognition of their social status. The goals of the research are to:
comprehend the identity formation process and the knowledge experiences of early
childhood education teachers and to investigate the possibility and difficulty of
ressignifying their identity and practice. To do this a historic base was obtained
through the study of the emergence of educational work with children (chap. 1) and a
legal base was obtained through the study of the pertinent legislation (chap. 2) so
that, finally, the identity formation process could be analyzed in more concrete and
current terms through field research. Thus, the methodological option for the
research project was a bibliographic approach for the historical and legal study, and
a qualitative-descriptive approach for the third chapter, where the participativeresearch
methodology was adopted using a process of interaction with early
childhood education teachers, based on the critical theory paradigm. The field
research analyzed a sampling of the thoughts of teachers who work in three early
childhood education schools, one from the municipal network, one from the religious
network and one from the private network of the city of Porto Alegre. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Identidade docente |
por |
dc.subject |
Formação docente |
por |
dc.subject |
Saberes docentes |
por |
dc.subject |
Educação infantil |
por |
dc.subject |
Teacher identity |
eng |
dc.subject |
Teacher training |
eng |
dc.subject |
Teacher knowledge experiences |
eng |
dc.subject |
Early childhood education |
eng |
dc.subject |
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
por |
dc.title |
Formação docente: possibilidades e dificuldades de
ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.contributor.referee2 |
Dornelles, Leni Vieira |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3511046334487379 |
por |
dc.description.resumo |
O objeto central desta investigação é a reflexão sobre a identidade de
docentes de educação infantil e a análise das possibilidades e dificuldades de sua
ressignificação, verificando os seus processos de formação, atuação e
reconhecimento do status social. Os objetivos da pesquisa são: compreender o
processo identitário e os saberes de docentes da educação infantil e investigar a
possibilidade e dificuldade de ressignificação de sua identidade e práxis. Para isso,
procurou-se obter uma base histórica mediante o estudo do surgimento do trabalho
educativo com crianças (cap. 1) e uma base legal mediante o estudo da legislação
pertinente (cap. 2), para, por fim, analisar o processo identitário em termos mais
concretos e atuais mediante a pesquisa de campo. Assim, opção metodológica da
pesquisa foi de abordagem bibliográfica, que resultou no estudo histórico do primeiro
capítulo e no estudo legal do segundo capítulo, e de abordagem qualitativo-descritiva
para o terceiro capítulo, baseada na metodologia de pesquisa-participativa, mediante
um processo de interação com docentes de educação infantil, tendo como
embasamento o paradigma da teoria crítica. A pesquisa de campo analisou uma
amostragem do pensamento de docentes que atuam em três escolas de educação
infantil, sendo uma de cada rede municipal, confessional e privada da cidade de
Porto Alegre. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9026746089593767 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Wachs, Manfredo Carlos |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 |
por |