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Formação docente: possibilidades e dificuldades de ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil

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dc.creator Fernández, Jussara Lobato
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:51:34Z
dc.date.available 2009-10-08
dc.date.available 2016-07-25T15:51:34Z
dc.date.issued 2008-01-10
dc.identifier.citation FERNÁNDEZ, Jussara Lobato. Formação docente: possibilidades e dificuldades de ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/76
dc.description.abstract The central object of this investigation is the reflection about the identity of early childhood education teachers and the analysis of the possibilities and difficulties of their ressignification, verifying their processes of training and education, of work and of recognition of their social status. The goals of the research are to: comprehend the identity formation process and the knowledge experiences of early childhood education teachers and to investigate the possibility and difficulty of ressignifying their identity and practice. To do this a historic base was obtained through the study of the emergence of educational work with children (chap. 1) and a legal base was obtained through the study of the pertinent legislation (chap. 2) so that, finally, the identity formation process could be analyzed in more concrete and current terms through field research. Thus, the methodological option for the research project was a bibliographic approach for the historical and legal study, and a qualitative-descriptive approach for the third chapter, where the participativeresearch methodology was adopted using a process of interaction with early childhood education teachers, based on the critical theory paradigm. The field research analyzed a sampling of the thoughts of teachers who work in three early childhood education schools, one from the municipal network, one from the religious network and one from the private network of the city of Porto Alegre. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Identidade docente por
dc.subject Formação docente por
dc.subject Saberes docentes por
dc.subject Educação infantil por
dc.subject Teacher identity eng
dc.subject Teacher training eng
dc.subject Teacher knowledge experiences eng
dc.subject Early childhood education eng
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.title Formação docente: possibilidades e dificuldades de ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Dornelles, Leni Vieira
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3511046334487379 por
dc.description.resumo O objeto central desta investigação é a reflexão sobre a identidade de docentes de educação infantil e a análise das possibilidades e dificuldades de sua ressignificação, verificando os seus processos de formação, atuação e reconhecimento do status social. Os objetivos da pesquisa são: compreender o processo identitário e os saberes de docentes da educação infantil e investigar a possibilidade e dificuldade de ressignificação de sua identidade e práxis. Para isso, procurou-se obter uma base histórica mediante o estudo do surgimento do trabalho educativo com crianças (cap. 1) e uma base legal mediante o estudo da legislação pertinente (cap. 2), para, por fim, analisar o processo identitário em termos mais concretos e atuais mediante a pesquisa de campo. Assim, opção metodológica da pesquisa foi de abordagem bibliográfica, que resultou no estudo histórico do primeiro capítulo e no estudo legal do segundo capítulo, e de abordagem qualitativo-descritiva para o terceiro capítulo, baseada na metodologia de pesquisa-participativa, mediante um processo de interação com docentes de educação infantil, tendo como embasamento o paradigma da teoria crítica. A pesquisa de campo analisou uma amostragem do pensamento de docentes que atuam em três escolas de educação infantil, sendo uma de cada rede municipal, confessional e privada da cidade de Porto Alegre. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9026746089593767 por
dc.contributor.advisor1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por


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