Repositório Faculdades EST

A influência da ética para gestão democrática nas escolas: uma análise da gestão escolar

Mostrar registro simples

dc.creator Soares, Francisco Edésio Carlos
dc.date.accessioned 2017-06-09T18:52:51Z
dc.date.available 2017-06-09T18:52:51Z
dc.date.issued 2017-01-17
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/754
dc.description 72 p. pt_BR
dc.description.abstract This present work of master's degree has as theme the school management, as it is democratic and based on ethics. In times of increasingly less solid and disposable values, the school is fundamental to the development of the critical skills of learners. Brazilian institutions, although democratic in their definitions, still show themselves as verticals in their relations. The school, by its action, reflects this verticality. The challenge of school management goes beyond to provide only the empirical knowledge, it is for the joint construction of an educational project that aims at the construction of citizenship. Thus, through bibliographic research, stand out the concepts of democracy and ethics that are fundamental to a participatory awareness and of responsible conduct. Such concepts are central to the school management conduce efficiently the school administration, as a mediator and facilitator in building a reflective knowledge and in the mediation of citizenship. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;487
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject School management en
dc.subject Democracy en
dc.subject Ethics en
dc.title A influência da ética para gestão democrática nas escolas: uma análise da gestão escolar pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Zanella, José Caetano
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5394484099711862 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho de mestrado tem como tema a gestão escolar, enquanto democrática e pautada pela ética. Em tempos de valores cada vez menos sólidos e descartáveis, a escola se mostra fundamental para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos. As instituições brasileiras, ainda que democráticas em suas definições, se mostram verticais nas suas relações. A escola, por sua ação reflete essa verticalidade. O desafio da gestão escolar está para além de proporcionar o conhecimento empírico somente, mas para a construção conjunta de um projeto pedagógico que vise à construção da cidadania. Assim, através de pesquisa bibliográfica, destacam-se os conceitos de democracia e ética, fundamentais para a consciência participativa e de conduta responsável. Tais conceitos são fundamentais para a gestão escolar conduzir de forma eficiente a administração escolar, como mediadora e facilitadora na construção de um conhecimento reflexivo e na mediação da cidadania. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4026103807004717 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta