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Entre o crer e o comprar: identidade cristã na sociedade de consumo

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dc.creator Reichow, Lisandra Darde Krüger
dc.date.accessioned 2017-05-24T17:05:59Z
dc.date.available 2017-05-24T17:05:59Z
dc.date.issued 2017-01-12
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/749
dc.description 164 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper is configured as a reflection about the intersection between the profound social changes coming from the expansion of the consumption dynamic and the meaning of the Christian identity and experience in this same reality. The different aspects of this relation and the complexities of this encounter are the study object of this thesis. For this, therefore, the research is structured into three different axes. In the first chapter, entitled Society of consumers, an exposition is presented of the historical roots of consumerism with its transformations, as well as its characteristics which mark current times and catalyze consumerism, such as: individualism, narcissism, hedonism. Besides this, the religious aspect of such a process is presented. The second chapter, Christian identity: construction and foundations, aims at expounded the main elements of a Christian vision about the human being, in which the concept of the image and likeness of God is explored, as well as the condition of sinner, the importance of relationships, the commandment of love and citizenship of the Kingdom of God. The theme of the formation of the Christian identity is also explored based on its community dimension. Upon analyzing these two topics, the contrast between the formation processes of the consumer identity and the constituent elements of the Christian identity is evident. Aiming at deepening the analysis of this relationship, in the third chapter, entitled Between believing and buying: assimilation and transformation, two possibilities of this relation between a consumer society and the Christian faith are presented with their diverse manifestations: assimilation, in which the ethos of consumption subverts the main characteristics of the living experience of Christianity and transformation, in which through community living one is able to resist and subvert the elements of a consumerist society. Various characteristics of the community aspect are presented, together with a concrete example of this expression in the living experience of the author in a Christian ministry called L’Abri Fellowship. pt_BR
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;327
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject TEOLOGIA PRÁTICA pt_BR
dc.subject Sociedade de consumo pt_BR
dc.subject Individualismo pt_BR
dc.subject Identidade cristã pt_BR
dc.subject Consumer society en
dc.subject Individualism en
dc.subject Comunidade pt_BR
dc.subject Christian identity en
dc.subject Community en
dc.title Entre o crer e o comprar: identidade cristã na sociedade de consumo pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR
dc.contributor.referee2 Machado, Renato Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho configura-se como uma reflexão a respeito da intersecção entre as profundas mudanças sociais advindas com a expansão da dinâmica do consumo e o significado da identidade e experiência cristã nesta mesma realidade. Os diferentes aspectos dessa relação e as complexidades desse encontro são objeto de estudo desta dissertação. Para tanto, a pesquisa está estruturada em três diferentes eixos. No primeiro capítulo, intitulado Sociedade de consumidores é feita a exposição tanto das raízes históricas do consumo, com suas transformações, bem como de suas características que marcam a atualidade e catalisam o consumismo, tais como: individualismo, narcisismo, hedonismo. Ademais, o aspecto religioso de tal processo é apresentado. O segundo capítulo, Identidade cristã: construção e fundamentos, visa expor os principais elementos de uma visão cristã a respeito do ser humano, na qual explora-se o conceito de imagem e semelhança de Deus, a condição de pecador, a importância dos relacionamentos, o mandamento do amor e a cidadania do Reino do Deus. O tema da formação da identidade cristã é também explorado a partir da sua dimensão comunitária. Ao analisar esses dois tópicos, o contraste entre os processos formadores da identidade consumidora e os elementos constituintes da identidade cristã é evidente. Com vistas a aprofundar a análise dessa relação, no terceiro capítulo, intitulado Entre o crer e o comprar: assimilação e transformação, expõem-se duas possibilidades dessa relação entre sociedade de consumidores e fé cristã, com suas diversas manifestações: assimilação, no qual o ethos do consumo subverte as principais características da vivência do Cristianismo e transformação, na qual pela via da vivência comunitária resiste-se e subverte-se os elementos de uma sociedade consumista. Diversas características do aspecto comunitário são apresentadas, juntamente com um exemplo concreto dessa expressão na vivência da autora em um ministério cristão chamado L’Abri Fellowship. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2438294251776996 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Adam, Julio Cezar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR


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