Repositorio Faculdades EST

Bálsamo na bagagem: rito de passagem e subjetividade no processo de adaptação na graduação em Teologia

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dc.creator Santos, Débora Costa
dc.date.accessioned 2017-03-31T20:10:16Z
dc.date.available 2017-03-31T20:10:16Z
dc.date.issued 2016-10-03
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/737
dc.description 67 p. pt_BR
dc.description.abstract Entering higher education is a rite of passage in the life of the theology student, because generally it occurs at the beginning of the adult life or in the final phase of adolescence and mobilizes the subjectivity of the student, since the academic environment is a vase of contents and experiences with the potential to alter the position of the individual in society, the person’s role, his or her self-perception and the perception of the other and of the issues of social interest themselves, and especially his or her spirituality. This fact places the student in the undergraduate course of theology as an object of special attention and has mobilized the pedagogical and pastoral action in the quest of answers to the discomfort resulting from entering an environment of scientific rationality and needing to adapt not only to the academic life in its interpersonal aspects but also to the university as a conjunction of factors of individual formation for the practice of citizenship in the participation as mediator of vocational destinies of many and social decisions in such mutating times. Therefore, to adapt configures itself as a challenge not only because of the development phase in which the newly enrolled is in but also because of the other concurring factors. The research adopts as its theoretical referential the Phenomenology of Life by Michel Henry and the work of Gennep about rites of passage. It employs the descriptive method for the analysis of the process of adaptation. As a contribution, the research proposes guiding principles for amplifying the institutional action for the Academic Ministry in the sense of favoring the transformation process of the student and preparing him or her for an action committed to “Life”. pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;469
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS pt_BR
dc.subject Teologia pt_BR
dc.subject Rito de Passagem pt_BR
dc.subject Adaptação pt_BR
dc.subject Espiritualidade pt_BR
dc.subject Vocação pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Theology en
dc.subject Rite of Passage en
dc.subject Adaptation en
dc.subject Spirituality en
dc.subject Vocation en
dc.subject Citizenship en
dc.title Bálsamo na bagagem: rito de passagem e subjetividade no processo de adaptação na graduação em Teologia pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 pt_BR
dc.description.resumo O ingresso no ensino superior é um rito de passagem importante na vida do estudante de teologia, até porque geralmente ocorre no início da vida adulta, ou na fase final da adolescência e mobiliza a subjetividade do estudante, pois o ambiente acadêmico é um vaso de conteúdos e experiências com potencial para alterar a posição do indivíduo na sociedade, sua função, sua auto percepção e a percepção do outro e das questões de interesse social em si, e em especial sua espiritualidade. Este fato coloca o estudante de graduação em teologia como objeto de especial atenção e tem mobilizado a ação pedagógica e pastoral na busca de respostas para o desconforto decorrente da entrada em um ambiente de racionalidade científica para a adaptação não somente à vida acadêmica em seus aspectos interpessoais, mas à universidade como um conjunto de fatores da formação do indivíduo para a prática da cidadania na participação como mediador dos destinos vocacionais de muitos e decisões sociais em tempos tão mutantes. Adaptar-se à vida acadêmica afigura-se então, como um desafio não somente pela fase do desenvolvimento em que se encontra o recém ingresso, mas por outros fatores concorrentes. A pesquisa adota como referencial teórico a Fenomenologia da Vida de Michel Henry e o trabalho de Gennep sobre ritos de passagem. Emprega o método descritivo para análise do processo de adaptação. Como contribuição a pesquisa propõe princípios norteadores para ampliação da ação institucional da Pastoral Acadêmica no sentido de favorecer o processo de transformação do estudante e prepará-lo para um agir comprometido com a “Vida”. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1282189037957545 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8020748256904139 pt_BR


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