dc.creator |
Silva, Joel Guedes da |
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dc.date.accessioned |
2017-03-28T20:14:24Z |
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dc.date.available |
2017-03-28T20:14:24Z |
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dc.date.issued |
2016-12-15 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/728 |
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dc.description |
77 p. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
There is a necessary urgency in validating virtues as a factor in the transformation of the values of a people, be that in the field of the formation of the personal character, be it in the characterization of the institutional spheres – based on the economic behavior – which are the main objects for reflection of this paper. This study deals with the Good as a virtue based on thinkers of the classical and political philosophy. Based on these one analyzes justice as a virtue and justice as equity in Rawls and the issue of the principle of responsibility as an ethical element in Hans Jonas. This Good can be corroded by an evil which breaks out with the moral conflict and, for this, we analyze the Eichmann case and the problem of the banality of evil in Arendt, which converges with what we call the horizontalization of evil, that is, an evil that passes through individuals who disseminate bad customs which affect the political sphere and corrupt society. As an answer to this evil, two key points are presented as a solution: the first is what is here called an “ethical Reencounter”, in which the individual, devastated by the moral evil reencounters the “totally other” of Karl Barth and the Infinite of Lévinas; the second point is the “Reencounter of ethics with education”, in a relation between ethics and the State and the possibilities of ethics via education in Nozick, Rawls and Bobbio. Initially one proposes as a balance to a morally accepted society a reencounter of the individual with the Other, in the metaphysical sphere; in a second moment, to reflect ethics through a system incorporated in education which, through an objective political action, society can visualize healthy people and institutions able to propitiate for themselves and for society trust, which, through a minimum collective ethics, will revert into justice, solidarity, friendship and peace. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP;475 |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
ÉTICA E GESTÃO |
pt_BR |
dc.subject |
Bem |
pt_BR |
dc.subject |
Virtude |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Política |
pt_BR |
dc.subject |
Banalidade do mal |
pt_BR |
dc.subject |
Moral |
pt_BR |
dc.subject |
Confiança |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Good |
en |
dc.subject |
Virtue |
en |
dc.subject |
Ethics |
en |
dc.subject |
Politics |
en |
dc.subject |
Banality of evil |
en |
dc.subject |
Morality |
en |
dc.subject |
Trust |
en |
dc.subject |
Education |
en |
dc.title |
“Bens”, confiança e política: a eclosão do conflito moral e possibilidades do reencontro ético |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Sinner, Rudolf Eduard von |
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dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Há uma urgência necessária em validar o pensar as virtudes como fator de transformação dos valores de um povo, seja no campo da formação do caráter pessoal, seja na caracterização das esferas institucionais - a partir do comportamento econômico - que são os principais objetos de reflexão deste trabalho. O presente estudo aborda o Bem como virtude a partir de pensadores da filosofia clássica e política, a partir dos quais se analisa a justiça como virtude e a justiça como equidade em Rawls, e a questão do princípio responsabilidade como elemento ético em Hans Jonas. Esse Bem pode ser corroído por uma maldade que eclode com o conflito moral e, para isso, analisa-se o caso Eichmann e o problema da banalidade do mal em Arendt, que conflui com o que chamamos de horizontalização do mal, ou seja, um mal perpassado por indivíduos que disseminam maus costumes, que afetam a esfera política e corrompem a sociedade. Como resposta a esse mal, são apresentados como solução dois pontos chaves: o primeiro é o aqui chamado de um “Reencontro ético”, no qual o indivíduo, devastado pelo mal moral, se reencontra com o “totalmente Outro” de Karl Barth e o Infinito de Lévinas; o segundo ponto é o “Reencontro da ética com a educação”, numa relação entre ética e Estado e as possibilidades da ética via educação em Nozick, Rawls e Bobbio. Propõem-se, inicialmente, como equilíbrio a uma sociedade moralmente aceita um reencontro do indivíduo com o Outro, na esfera metafísica; e num segundo momento, o refletir a ética através de um sistema incorporado à educação que, através de uma ação política objetiva, a sociedade poderá vislumbrar pessoas e instituições sadias capazes de proporcionar a si mesmas e à sociedade a confiança que, através de uma ética coletiva mínima, redundará em justiça, solidariedade, amizade e paz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5129465089195396 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Schreiber, Dusan |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 |
pt_BR |