Repositório Faculdades EST

(Re)construindo o (des)envolvimento: a perspectiva andina do bem viver e suas contribuições aos ethos sócio-comunitário-religioso no contexto latino-americano

Mostrar registro simples

dc.creator Dillenburg, Scheila
dc.date.accessioned 2016-12-05T18:43:15Z
dc.date.available 2016-12-05T18:43:15Z
dc.date.issued 2016-08-31
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/723
dc.description 127 p. pt_BR
dc.description.abstract Modernity has taught us an instrumental rationality founded on the “ethics of having”, has stolen our autonomy and transformed us into prisoners of the capitalist way of production. It has proposed paradigms based on the adoration of science and the growing valorization of the productivity of capital. In the name of development, it has objectified the land and extracted from it everything which could have value in the market of the economic and social relations, while at the same time it has taken over the knowledges and the rights to self-determination of the peoples. Consequently a society of unfettered profit and consumption has been established and it is now experiencing a crisis of paradigms which is increasingly provoking a generalized state of malaise. Around the decade of the eighties, Latin America, framed, classified and (self)understood as underdeveloped, awoke: it was perceived that to accept the model of development preached by the First World meant accepting a determination of unviable life. Besides this it was also perceived that there were other perspectives, including ones originating and present in Latin America itself, which pointed to alternatives to the current model of development as a concrete possibility. There emerges the idea of Well Living. As a Latin American experience, Well Living, coming from the Andean cosmo-perspective and founded on the concepts of the Sumak Kawsay and of Suma Qamaña, it incorporates and promotes a holistic dimension of life. It represents the concern for our common future, serving as an inspiring principle for our actions and relations, based on the preservation and respect toward all that exists and lives. Well Living is an idea in construction, a perspective which inspires the possibility of imagining other worlds. It is not an imperative or a global paradigm nor is it a ready and un-debateable proposal. It is a utopia, a critical discourse in constant construction which emerged from the indigenous political proposals and is a result of a historical process which has been in place more than five hundred years. It is an essentially religious perspective which presents great contributions for social transformation, pointing to other ways of relating between human beings, God, nature and the world. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;324
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Bem Viver pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Direitos Humanos pt_BR
dc.subject Development en
dc.subject Well Living en
dc.subject Religion en
dc.subject Human Rights en
dc.subject TEOLOGIA E HISTÓRIA pt_BR
dc.title (Re)construindo o (des)envolvimento: a perspectiva andina do bem viver e suas contribuições aos ethos sócio-comunitário-religioso no contexto latino-americano pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 pt_BR
dc.contributor.referee2 Menezes, Magali Mendes de
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9491379022053570 pt_BR
dc.description.resumo A modernidade nos ensinou uma racionalidade instrumental fundamentada na “ética do ter”, roubou nossa autonomia e transformou-nos em prisioneiros do modo de produção capitalista. Propôs paradigmas baseados na adoração da ciência e na crescente valorização da produtividade do capital. Em nome do desenvolvimento, coisificou a terra e extraiu dela tudo aquilo que pudesse ter valor no mercado das relações econômicas e sociais, ao mesmo tempo em que se apoderou dos saberes e dos direitos de autodeterminação dos povos. Como consequência, se estabeleceu uma sociedade de lucro e de consumo desenfreado e que agora vivencia uma crise de paradigmas que provoca, cada vez mais, um mal-estar generalizado. Por volta da década de 1980, enquadrada, classificada e (auto)entendida como subdesenvolvida, a América Latina despertou: percebeu-se que aceitar o modelo de desenvolvimento pregado pelo Primeiro Mundo significava aceitar uma determinação de vida inviável. Percebeu-se, ademais, que existiam outras perspectivas, inclusive oriundas e presentes na própria América Latina, que apontavam alternativas ao modelo de desenvolvimento vigente como uma possibilidade concreta. Surge então a ideia do Bem Viver. Como experiência latino-americana, o Bem Viver, proveniente da cosmovisão andina e fundamentado nos conceitos do Sumak Kawsay e do Suma Qamaña, incorpora e promove uma dimensão holística da vida. Representa a preocupação com o nosso futuro comum, servindo de princípio inspirador para nossas ações e relações, baseando-se na preservação e no respeito para com tudo o que existe e vive. O Bem Viver é uma ideia em construção, uma perspectiva que inspira a possibilidade de imaginarmos outros mundos. Não é um imperativo ou um paradigma global e nem uma proposta pronta e indiscutível. É uma utopia, um discurso crítico em construção constante que nasceu das propostas políticas indígenas e resulta de um processo histórico que já dura mais de quinhentos anos. É uma perspectiva essencialmente religiosa que apresenta grandes contribuições para a transformação social, apontando outros modos de relação entre os seres humanos, Deus, a natureza e o mundo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0440904590866807 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta