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O esquartejado e o crucificado: narrativas míticas transgressoras

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dc.creator Carneiro, Éverton Nery
dc.date.accessioned 2016-11-21T18:14:06Z
dc.date.available 2016-11-21T18:14:06Z
dc.date.issued 2015-12-14
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/718
dc.description 334 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper works with the perspective that Greek tragedy, as well as the biblical text, is part of a field of theological-literary and philosophical-literary representations and symbolic structure which constitute a common nucleus of the forms of knowledge of the human being and of the world. To carry out this task the concepts of literature, art, myth, hermeneutics, truth, philosophy, Greek and biblical tragedy are visited with the goal of reflecting on/comprehending the importance of the Greek and Hebrew-Christian myths, narrated, respectively in the Greek tragedy and in the Bible as literary texts, in the process of constructing the Western world. The theoretical reference put forth is that of the perspective of Nietzsche based on the work “The Origin of the Tragedy”. All of this has as background and perspective that the literary text invites the reader/interpreter through the esthetic seduction/comprehension, in the narrative complexity and the literary structure, to widen their conscience of the world, their capacity for dialog, their understanding of themselves and of the world itself, of the other. Understanding that all of human creation, in an inevitable way, carries with it the social-historical inheritance, we affirm that literature is not an exception since it is born and develops in an intimate relation with a society, a people and its historical process, being written by and for human beings of a given society, reflecting in a certain way their social, cultural, belief organization, etc. Besides the esthetic consideration, literature is a social phenomenon and the actions of the society reveal themselves in the work, the author and in the reader. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;147
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Mito pt_BR
dc.subject Tragédia pt_BR
dc.subject Bíblia pt_BR
dc.subject Literature en
dc.subject Myth en
dc.subject Tragedy en
dc.subject Bible en
dc.subject TEOLOGIA E HISTÓRIA pt_BR
dc.title O esquartejado e o crucificado: narrativas míticas transgressoras pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Schmitt, Flávio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 pt_BR
dc.contributor.referee2 Klein, Remí
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 pt_BR
dc.contributor.referee3 Hillesheim, Valério
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3391340065293536 pt_BR
dc.contributor.referee4 Pich, Roberto Hofmeister
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/164588495515577 pt_BR
dc.description.resumo Este texto trabalha com a perspectiva de que tanto a tragédia grega como também o texto bíblico fazem parte de um campo de representações e estrutura simbólica, teológico-literária e filosófico-literária, constituintes de um núcleo comum das formas de conhecimento do ser humano e do mundo. Para realizar essa tarefa visita-se os conceitos de literatura, arte, mito, hermenêutica, verdade, filosofia, tragédia grega e bíblia, tendo como objetivo refletir/compreender sobre a importância do mito grego e hebraico-cristão, narrados, respectivamente, na tragédia grega e na bíblia, como textos literários, para o processo de construção do mundo ocidental. A referência teórica lançada é a do olhar de Nietzsche a partir da obra “A Origem da Tragédia”. Tudo isso tem como pano de fundo e perspectiva que o texto literário convida o leitor/interprete para que na sedução/compreensão estética, na complexidade narrativa e estrutura literária ele amplie sua consciência de mundo, sua capacidade de diálogo, sua compreensão de si mesmo e do próprio mundo, do outro. Entendendo que toda criação humana, de maneira inevitável, carrega consigo a herança sócio-histórica, afirmamos que a literatura não é exceção, pois ela nasce e se desenvolve em íntima relação com uma sociedade, um povo e seu processo histórico, sendo escrita por e para seres humanos de uma dada sociedade, refletindo de certo modo sua organização social, cultura, crenças etc. Além da consideração estética, a literatura é um fenômeno social e a ação da sociedade revela-se: na obra, no autor e no leitor. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1209808259228932 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Westhelle, Vitor
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0135089529042475 pt_BR


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