Faculdades EST Repository

Teologia e pedagogia em diálogo a partir de uma leitura teológica da obra Pedagogia do oprimido

Show simple item record

dc.creator Espírito Santo, Eliseu Roque do
dc.date.accessioned 2016-11-17T12:10:52Z
dc.date.available 2016-11-17T12:10:52Z
dc.date.issued 2005-07-12
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/713
dc.description 147 p. pt_BR
dc.description.abstract This is an effort to dialogue between theology and pedagogy with a theological reading of the work Pedagogy of the opressed, by Paulo Freire. In the first chapter, a search is made to determine the method of the theological reading. After an analysis of the method of thematic investigation presented by Freire, a thesis is developed in which this method is adequate for a theological reading of the referred to work; therefore one discovers in the method of thematic investigation an excelent method for the reading. The steps of the theological reading of the work follow the direccions of the method of thematic investigation. The second chapter deals with a reading of the world, where not only the author, but also the reader are targets of observation. How much the author of the work, Paulo Freire, preceives clearly, through the paragraphs of biblical verses, the language used and the themes dealt with influences his Christian formation and his theology in the formation of his theological-pedagogical thinking. In the chapter three, four, five and six, he discusses the generated themes in a theological-pedagogical perspective: liberation, communion, solidarity, love, generosity, testimony, hope, the word, inmersion, emersion, insertion, the news man, faith, God and world. Finally, na attempt at the problem of the praxis of the baptist pastor is presented in light of a theological reading of the Pedagogy of the opressed. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;119
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.title Teologia e pedagogia em diálogo a partir de uma leitura teológica da obra Pedagogia do oprimido pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Andreola, Balduíno Antonio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6678521937817570 pt_BR
dc.contributor.referee2 Zitkoski, Jaime José
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4765559144115241 pt_BR
dc.description.resumo Um esforço de diálogo entre teologia e pedagogia a partir de uma leitura teológica da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. No primeiro capítulo busca-se determinar o método para a leitura teológica. Após a análise do método de investigação temática apresentado por Freire, desenvolve-se a tese de que tal método é adequado para a leitura teológica da referida obra, portanto, descobre-se no método de investigação temática um método excelente para a leitura. Os passos da leitura teológica da obra seguem as orientações do método de investigação temática. O segundo capítulo se ocupa da leitura do mundo, onde não somente o autor, mas também o leitor é alvo de observação. Quanto ao autor da obra, Paulo Freire, percebesse nitidamente, através das paráfrases de versículos bíblicos, da linguagem usada e dos temas tratados, a influência de sua formação cristã e de sua teologia na formação de seu pensamento político-pedagógico. Nos capítulos terceiro, quarto, quinto e sexto são discutidos os temas geradores numa perspectiva teológica-pedagógica: libertação, comunhão, solidariedade, amor, generosidade, testemunho, esperança, a palavra, imersão, emersão e inserção, homem novo, fé, Deus e mundo. Finalmente é apresentada uma tentativa de problematização da práxis pastoral batista à luz da leitura teológica da Pedagogia do oprimido. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2463219188525284 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7187415721002122 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account