Faculdades EST Repository

Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão

Show simple item record

dc.creator Silva, Thiago Oliveira da
dc.date.accessioned 2016-11-10T17:50:05Z
dc.date.available 2016-11-10T17:50:05Z
dc.date.issued 2015-11-23
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/705
dc.description 98 p. pt_BR
dc.description.abstract In general the organizations are going through countless change processes with regard to their management models, leading to carrying out restructuring in their internal environments and making adjustments faced with the recent scenarios demanded by the market. Faced with this it becomes necessary to analyze that with so many changes, especially with respect to professionals in the communication area, if it might be notable to broaden the competencies to place oneself in the market facing the new demands offered by the market. From another point of view, Higher Learning Institutions have a mission to offer professionals who are able to manage teams, plan strategies and present results so as to add value to the company where they work. Therefore, the need to reformulate course descriptions so as to incorporate new academic proposals. In Feira de Santana, in Bahia, UNEF was a pioneer in offering to the market a course in Social Communication in the Publicity and Propaganda program. Some years ago the market only demanded one individual qualified by his formation in Publicity and Propaganda. For this today there is need of a professional who is capable of interacting with countless medias, interpret different languages, manage communication departments, among other areas. Thus arises the following question: if the curricular matrix of the Publicity and Propaganda program of UNEF meets the basic needs to provide its students a formation focused on the demands of the work area, thus presenting the relevance of formation in management for professionals in the area of communication. The relevance of the work resides in the fact that it presents competencies and skills through specific courses which are able to propitiate criativity and innovation, which represent the fundamental elements for constituting a competitive differential. The methodology used was case studies with a descriptive goal, supported by a bibliographic and documental review. Finally the work points out that the publicity professionals graduated from UNEF are meeting the profile aimed at the demands which focus on interdisciplinary and multidisciplinary professionals demanded by this innovative and differentiated publicity worker faced with the aspirations of the current work market. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;414
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Publicidade e Propaganda pt_BR
dc.subject Gestor de Comunicação pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Liderança pt_BR
dc.subject Publicity and Propaganda en
dc.subject Communication Manager en
dc.subject Communication en
dc.subject Leadership en
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.title Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.description.resumo De modo geral, as organizações vêm passando por inúmeros processos de mudanças quanto aos seus modelos de gestão, fazendo assim, reestruturações em seus ambientes internos e realizando ajustes diante dos recentes cenários exigidos pelo mercado. Diante disso, faz-se necessário analisar que com tantas mudanças, sobretudo no que diz respeito a profissionais da área de comunicação, se é notório ampliar as competências e posicionar-se no mercado frente às novas demandas ofertadas pelo mercado. Por outro viés, Instituições de Ensino Superior possuem a missão de oferecer profissionais capazes de gerir equipes, planejar estratégias e apresentar resultados de forma a agregar valor para a empresa onde trabalham, reformulando assim, ementas disciplinares que incorporam novas propostas acadêmicas. Em Feira de Santana, na Bahia, a UNEF foi a pioneira em ofertar ao mercado o curso de Comunicação Social, em Publicidade e Propaganda. Há alguns anos o mercado exigia apenas um indivíduo qualificado por sua graduação em Publicidade e Propaganda, para tanto, hoje necessita ser um profissional capaz de interagir com inúmeras mídias, interpretar diferentes linguagens, gerenciar departamentos de comunicação, entre outras áreas. Desse modo, surge a seguinte questão: se a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda da UNEF atende às necessidades básicas para proporcionar aos seus discentes uma formação com foco nas exigências da área de atuação, apresentando assim, a relevância da formação em gestão para os profissionais na área de comunicação. A relevância do trabalho reside no fato de apresentar competências e habilidades através de disciplinas específicas capazes de propiciar a criatividade e inovação, que representam os elementos fundamentais para a composição de um diferencial competitivo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com finalidade descritiva, subsidiada por revisão bibliográfica e documental. Por fim, o trabalho aponta que os profissionais publicitários formados pela UNEF estão atendendo a um perfil voltado às exigências que prima por profissionais interdisciplinares e multidisciplinares exigidas por esse publicitário inovador e diferenciado frente aos anseios do atual mercado de trabalho. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schreiber, Dusan
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account