Repositório Faculdades EST

Ética e meio ambiente: temas intrínsecos na educação

Mostrar registro simples

dc.creator Pereira, Pierlisia Moreira
dc.date.accessioned 2016-11-10T17:16:20Z
dc.date.available 2016-11-10T17:16:20Z
dc.date.issued 2016-07-05
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/703
dc.description 83 p.: il. pt_BR
dc.description.abstract The study brings as a main focus two of the transversal themes suggested in the National Curricular Parameters (PCNs), which are: Environment and Ethics; both complement each other and demonstrate a primordial need for applicability to society in general. The scope of this work aims at analyzing the referred themes in the school context. In this way one seeks to understand the factors which contribute to the consolidation of the ethical values to be applied within environmental education. Besides this, one aims to get to know possibilities which could contribute to attenuate the environmental ethical problematic through education in public Grade and High schools. It is a strictly bibliographic research in which various printed materials were used such as: books, scientific articles, theses, journals and periodicals. The reading and selection of materials regarding the PCNs became indispensable for understanding the concepts of the ethical values used in environmental education. These ideas are defended by academics such as Paulo Freire, Leonardo Boff, among others. It was also observed that after the emergence of the PCNs, which had their origins in educational public policies – and were created in the sense of adapting to the new millennium – a new way of looking at education emerged. Faced with the current situation of environmental imbalance the exercise of the themes of Ethics and Environment is urgently needed in the process of teaching-learning since these are part of the life of every citizen. Thus, there is a strong connection of the ethical behavior of the human being with the environment, and its applicability through interdisciplinarity is a path for reaching sustainability, as well as arriving at a world desired by the Creator. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;459
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Meio Ambiente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ethics en
dc.subject Environment en
dc.subject Education en
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.title Ética e meio ambiente: temas intrínsecos na educação pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.description.resumo O estudo traz como enfoque principal duas das temáticas transversais sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, a saber: Meio Ambiente e Ética; ambas complementam-se, e demonstram primordial necessidade de aplicabilidade em meio à sociedade em geral. O escopo desse trabalho visa analisar as referidas temáticas no contexto escolar. Desse modo, busca-se compreender os fatores que contribuem para a consolidação dos valores éticos a serem aplicados na educação ambiental. Além disso, almeja-se conhecer possibilidades que contribuam para atenuar a problemática ética ambiental por intermédio da educação em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de uma pesquisa estritamente bibliográfica, na qual se utilizou materiais impressos diversos como: livros, artigos científicos, dissertações, revistas e periódicos. A leitura e a seleção de materiais relativos aos PCNs se tornaram imprescindíveis para o entendimento dos conceitos de valores éticos utilizados na educação ambiental. Ideias estas, defendidas pelos estudiosos Paulo Freire, Leonardo Boff, entre outros. Observou-se também que após o surgimento dos PCNs, que teve origem nas políticas públicas educacionais – criadas no sentido de adequar-se ao novo milênio –, surgiu um novo olhar na educação. Diante do atual quadro de desequilíbrio ambiental urge o exercício das temáticas Ética e Meio Ambiente no processo ensino-aprendizagem uma vez que estas fazem parte da vida de todo cidadão. Assim, há uma forte ligação da conduta ética do ser humano com o meio ambiente e, sua aplicação por meio da interdisciplinaridade, é um caminho para o alcance da sustentabilidade, bem como se chegar ao mundo desejável pelo Criador. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8255611398704599 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta