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O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical

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dc.creator Santos, Renato Luis Pereira dos
dc.date.accessioned 2016-09-27T20:24:12Z
dc.date.available 2016-09-27T20:24:12Z
dc.date.issued 2016-06-30
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/678
dc.description 75 p. il. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this paper is the observation and analysis of the relations which are established between the production of musical arrangements according to academic criteria and their applicability in music education of children and adolescents, thus investigating not only the elements and the theoretical/technical processes which are present in the elaboration of arrangements but also verifying issues which show the presence of the social in music. Thus, in a first moment, the research occupies itself with the arrangements and their place in music. To arrange can be transferring a composition from one setting to another as it can also be the elaboration of a new language without changing the setting. Thus, in music education environments it can also be translated as “giving an opportunity”, making it possible for the professor/arranger to have a more sensitive perspective and directed toward the various educational realities. In a second moment the research identifies that our musical choices reveal the way we understand the world and how we act in society being an individual and private experience, but also a reflex of the whole social influence that we receive. At the end, it identifies that, in the field of music education, we still recognize the existence of many deficiencies in regard to the access to the cognitive processes of comprehension, use and manipulation of the musical languages and practices. These cognitive gaps are reflected and can be perceived in all educational levels from basic literacy training to higher level education. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;458
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Arranjos musicais pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação musical pt_BR
dc.subject Music en
dc.subject Musical arrangements en
dc.subject Citizenship en
dc.subject Inclusion en
dc.subject Music Education en
dc.subject ESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIA pt_BR
dc.title O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Machado, Renato Ferreira
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo a observação e a análise das relações que se estabelecem entre a produção de arranjos musicais segundo critérios acadêmicos e a sua aplicabilidade na educação musical de crianças e adolescentes, investigando, deste modo, não somente os elementos e os processos teórico/técnicos que estão presentes na elaboração de arranjos, mas também averiguando questões que evidenciem a presença do social na música. Assim, num primeiro momento, a pesquisa se ocupa com os arranjos e seu lugar na música. Arranjar tanto pode ser transferir uma composição de um meio para outro, como também pode ser a elaboração de uma nova linguagem, sem mudança de meio. Sendo assim, em ambientes de educação musical, pode também ser traduzido como “dar uma oportunidade”, possibilitando ao docente/arranjador ter um olhar mais sensível e direcionado para as diversas realidades educacionais. Num segundo momento, a pesquisa identifica que as nossas escolhas musicais revelam sobre a maneira como entendemos o mundo e como nos portamos em sociedade, sendo parte de uma experiência cognitiva individual e particular, mas também o reflexo de toda a influência social que recebemos. Ao final, identifica que, no campo da educação musical, ainda reconhecemos a existência de muitas deficiências no que se refere ao acesso aos processos cognitivos de compreensão, uso e manipulação das linguagens e das práticas musicais. Essas lacunas cognitivas se refletem, e podem ser percebidas, em todos os níveis educacionais, desde a alfabetização até o ensino superior. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0487428283163406 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


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