Repositório Faculdades EST

A formação docente em curso de pedagogia na interface entre teoria e prática

Mostrar registro simples

dc.creator Nunes, Maria Izabel
dc.date.accessioned 2016-09-27T14:52:46Z
dc.date.available 2016-09-27T14:52:46Z
dc.date.issued 2016-01-04
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/674
dc.description 83 p. pt_BR
dc.description.abstract One lives in a context where the expression “transformation” is called into question and it was in thinking of this reality that the interest emerged to talk about the issue of teacher formation in the initial years, called “pedagogue”. How will this professional corroborate in this procedure which today ravages all of society with only an initial formation? Then, based on this reflection the question was presented about how this teacher is being formed in the interface of theory and practice and how this can meet the real needs? So, for better comprehension, various authors were researched, research was done on various curricular matrixes of Pedagogy programs and, alongside, was the question how is the offer of theory and practice in the reality of the classroom. The theoretical studies which take place in the initial formation do not propitiate conditions which favor the occurrence of practice in the real work field of the pedagogue. And, to give a precise and objective answer, a rich bibliographic research was used with the intention of analyzing and comprehending in an efficient and sustainable way what the appropriate procedure is to obtain a transforming praxis already during the initial formation as well as in the continued formation. It is believed that from this teacher formation this much dreamed of transformation in Brazilian education will be able to occur. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;426
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Transformação pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Formação Inicial pt_BR
dc.subject Teoria e Prática pt_BR
dc.subject Formação Continuada pt_BR
dc.subject Transformation en
dc.subject Teacher Formation en
dc.subject Initial Formation en
dc.subject Continued Formation en
dc.subject Theory and Practice en
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.title A formação docente em curso de pedagogia na interface entre teoria e prática pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.description.resumo Vive-se num contexto onde se traz à baila a expressão “transformação” e foi pensando em prol dessa realidade que se despertou o interesse em falar sobre a questão da formação do professor dos anos iniciais, chamado “pedagogo”. Como esse profissional irá corroborar nesse procedimento que hoje assola toda a sociedade, com apenas a formação inicial? Então, a partir desta reflexão fez-se a indagação sobre como esse docente está sendo formado na interface da teoria e prática e que possa vir de encontro a real necessidade? E, para melhor compreensão, pesquisou-se em vários autores, realizou-se pesquisas em diversas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia e ademais como está a oferta de teoria e prática na realidade da sala de aula. Os estudos teóricos que ocorrem na formação inicial não proporcionam condições que favoreçam para que a prática ocorra no campo real de atuação do pedagogo. E, para dar uma resposta precisa e objetiva, utilizou-se uma rica pesquisa bibliográfica, na intenção de analisar e compreender de forma eficaz e sustentável qual o procedimento cabível para a obtenção da práxis transformadora a partir da formação inicial e também continuada. Acredita-se que a partir da formação docente será possível ocorrer essa tão sonhada transformação na educação brasileira. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1327040344141732 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Klein, Remí
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta