Repositório Faculdades EST

Jesus Cristo, o rosto misericordioso do pai: prosperidade ou redenção?

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dc.creator Silva, Agenor Martins da
dc.date.accessioned 2016-09-21T13:40:36Z
dc.date.available 2016-09-21T13:40:36Z
dc.date.issued 2016-04-25
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/663
dc.description 106 p. pt_BR
dc.description.abstract The Truman Doctrine, which backed up the beginning of the Cold War and the Marshall Plan, allied to the ideological apparatus of the “American dream” which generated the “American way of life”, a syllogism which alludes to the North American way of life, which incorporates the valorization of capitalism, depreciating socialism, under the auspices of the Keynesian theory, sustains the revival of American industry, generating the consumerist frenzy of the Golden Years, seducing even the frugality of the Puritan Protestantism of the USA. In this context Kenneth Erwin Hagin (McKinney, 20/ 08/1917 - Tulsa, 19/ 09/ 2003), propagates the Prosperity Theology which has in the consumption of durable goods the substantiation of the affirmations of the Positive Confession: I want, I can, I determine. The Christian Theology: systematic, scientific, Biblical, paying attention to the signs of the times and of the tradition occupies itself with the Trinitarian God, his attributes and his relation with the human being and nature and reveals his son as the merciful face of the Father (Lk 6: 36). In it the “Ebed Iahweh” suffers the confrontation of his messianic conscience with the Sadducee theology, the Pharisaic legalism and the Roman forces. In Mark 6:1-6 and Matthew 13: 53-58 Jesus is rejected by the multitude for being simply a local poor person “isn’t this the (son of the) carpenter” with the pretension of being the Messiah. The apophthegm of the Luke variation presents him as the Messiah of the poor: “The Spirit of the Lord is upon me to […] ‘today’ he said, ‘in your very hearing this text has come true.’(Lk 4:18-21). The Luke narrative is the basis for the refutation of prosperity theology, when this one substitutes the sacrifice of Jesus with the quest for health and material goods as the fruit of the redeeming act on the cross. In the global voracity of a capitalism which thinks itself as being the only one, prosperity reveals itself as a theological fallacy which has the market as its only and true god. The theology of Jesus, present in the authentic Christian tradition, negates this negation, affirms itself in the doxa aletheiá that being the Son of the carpenter he is mercy itself of the Father: Misericordiae Vultus, of which the generous act of the cross is the gratuity of the Redemption for all human beings and the whole humanity. The Prosperity Theology was born in the US as a fruit of the adaptation of Protestant Puritanism to the capitalist consumerism of the post war world. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;450
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Confissão Positiva pt_BR
dc.subject Sacrifício pt_BR
dc.subject Prosperidade pt_BR
dc.subject Consumo pt_BR
dc.subject Misericórdia pt_BR
dc.subject Redenção pt_BR
dc.subject Positive Confession en
dc.subject Sacrifice en
dc.subject Prosperity en
dc.subject Consumption en
dc.subject Mercy en
dc.subject Redemption en
dc.title Jesus Cristo, o rosto misericordioso do pai: prosperidade ou redenção? pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 pt_BR
dc.description.resumo A Doutrina Trumam, que lastreou o início da Guerra Fria e o Plano Marshall, aliada ao aparato ideológico do “American dream” gerador do “American way of life”, silogismo que alude ao modo de vida norte-americano, que incorpora a valorização do capitalismo, depreciando o socialismo, sob a égide da teoria keinesiana, sustenta o reaquecimento da indústria americana, gerando o frenesi consumista dos Anos Dourados, seduzindo até mesmo a frugalidade do protestantismo puritano do EUA. Neste contexto Kenneth Erwin Hagin (McKinney, 20/ 08/1917 - Tulsa, 19/ 09/ 2003), propaga a Teologia da Prosperidade que tem no consumo de bens duráveis a comprovação das afirmações da Confissão Positiva: eu quero, eu posso, eu determino. A Teologia Cristã: sistemática, científica, bíblica, atenta aos sinais dos tempos e da tradição se ocupa do Deus Trinitário, seus atributos e sua relação com o ser humano e a natureza e nos revela seu filho como o rosto misericordioso do Pai (Lc 6, 36). Nela, o “Ebed Iahweh” sofre o confronto de sua consciência messiânica com a teologia sadoquita, o legalismo farisaico e as forças romanas. Em Marcos 6,1-6 e Mateus 13,53-58. Jesus é rejeitado pela multidão por ser Ele apenas de um local pobre “este não é o (filho do) carpinteiro” com a pretensão de messias. O apotegma da variante de Lucas o apresenta como o Messias dos pobres: “O Espírito do Senhor está sobre mim para [...] hoje em vossa presença se cumpriu esta escritura” (Lc 4,18-21). A narrativa lucana é a base de refutação à teologia da prosperidade, quando esta substitui o sacrifício de Jesus pela busca de saúde e bens materiais como fruto do ato redentor na cruz. Na voracidade globalizada de um capitalismo que se pretende único, a prosperidade revela-se uma falácia teológica que tem o mercado como seu único e verdadeiro deus. A teologia de Jesus, presente na autêntica tradição cristã, negando essa negação, afirma-se na doxa aletheiá de ser o Filho do carpinteiro a misericórdia mesma do Pai: Misericordiae Vultus, cujo ato copioso da cruz é a gratuidade da Redenção de todos os seres humanos e de sua humanidade integral. A Teologia da Prosperidade nasce nos EUA como fruto da adequação do puritanismo protestante ao consumismo capitalista do pós-guerra mundial. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7704731119992204 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schmitt, Flavio
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 pt_BR


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