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O ensino técnico de nível médio na rede federal de educação no Ceará: as trajetórias, os desafios e as possibilidades da educação politécnica

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dc.creator Beserra, Paula Cristina Soares
dc.date.accessioned 2016-09-06T18:19:33Z
dc.date.available 2016-09-06T18:19:33Z
dc.date.issued 2016-01-04
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/649
dc.description 90 p. pt_BR
dc.description.abstract In this paper we investigate technical education at the secondary level in the federal network of education in Ceará. From a trajectory of 106 years of history, the current IFCE is experiencing its second Institutional Development Plan – PDI – 2014-2018, which presents as its institutional mission the holistic formation of the citizen. In this context we investigated the paths taken by this network faced with the challenges, advances and possibilities of the offer of polytechnic teaching for technical programs at the secondary level. The goal was to identify the factors which throughout Brazilian republican educational history countered or contributed to the offer of professional education at the secondary level founded in polytechnics. The initial hypothesis was that there is a significant lack of knowledge on the part of the institutional community about the conception of holistic formation. Even though this may be expressed in official documents of the institution such as the PDI, it has still not been incorporated into the pedagogical practices of the institution. A bibliographic review was carried out as well as an analysis of the main documents of the Education Ministry and of the Federal Institute of Education, Science and Technology which guide this theme. It was observed that we are living, in the history of Brazilian professional education, the most favorable moment for the effectivation of polytechnic education in the secondary level technical education schools. The PDI of the IFCE corroborates with this conjuncture when it affirms the intention of guaranteeing a holistic formation of those who enroll in the institution. However, for the institution to reach the goals which it proposes it has the challenge of constructing its pedagogical project. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;424
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Rede Federal de Educação pt_BR
dc.subject Ensino Técnico de Nível Médio pt_BR
dc.subject Educação Politécnica pt_BR
dc.subject Federal Network of Education en
dc.subject Secondary Level of Technical Education en
dc.subject Polytechnic Education en
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.title O ensino técnico de nível médio na rede federal de educação no Ceará: as trajetórias, os desafios e as possibilidades da educação politécnica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Klein, Remí
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho investiga-se o ensino técnico de nível médio na rede federal de educação no Ceará. De um percurso de 106 anos de história, o atual IFCE vivencia o seu segundo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – 2014 a 2018, que apresenta como missão institucional a formação integral do cidadão. Neste contexto, investigou-se os caminhos percorridos por esta rede frente aos desafios, avanços e possibilidades da oferta do ensino politécnico para os cursos técnicos de nível médio. O objetivo foi identificar os fatores que ao longo da história educacional republicana brasileira vieram a contrapor ou a contribuir para a oferta da educação profissional de nível médio fundada na politecnia. A hipótese inicial foi de que há um significativo desconhecimento da comunidade institucional acerca da concepção de formação integral, embora esta esteja expressa em documentos oficiais da instituição como no PDI, ainda não foi incorporada às práticas pedagógicas da instituição. Foi realizada uma revisão bibliográfica como também analisados os principais documentos do Ministério da Educação e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que norteiam este tema. Constatou-se que se vive na história da educação profissional brasileira o momento mais favorável para a efetivação da educação politécnica nas escolas de ensino técnico de nível médio. Conjuntura com a qual o PDI do IFCE vem corroborar ao afirmar a pretensão de garantir a formação integral aos que nele ingressam. Entretanto, para que a instituição possa atingir os fins a que se propõe com plenitude encontra como repto a construção de seu projeto pedagógico. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8897896027624459 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


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