Repositório Faculdades EST

A ética no processo de regulação e avaliação da educação superior

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dc.creator Silva, Elisabeth Feitosa da
dc.date.accessioned 2016-09-06T13:42:07Z
dc.date.available 2016-09-06T13:42:07Z
dc.date.issued 2015-08-21
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/641
dc.description 62 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper, based on studies of specialist and legal documents on the theme and in interface with the personal experience of the author, aims at empirically analyzing some issues about how ethics passes through the process of external evaluation of higher education in Brazil. The focus is more specifically on the processes of recognition and renewal of recognition of a program and on how this relates to the teaching staff of the Higher Learning Institution (IES). To be highlighted is the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), better identified as an instrument of regulation and control, specific of a regulator organ which is the Ministry of Education (MEC), demanding the fulfillment of the general standards of this regulation by all the IES without considering regional, cultural, economic, religious or social differences. How does this model of evaluation and regulation contribute so that the Institutions of Higher Learning become ever more professional in a broad sense and more market competitive? What are the consequences for higher learning of a national evaluation system which favors large institutions, forgetting the diversity of our country and mainly its cultural, social and economic specificities? pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;405
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Higher Learning en
dc.subject Ethics en
dc.subject Management en
dc.subject Evaulation en
dc.subject GESTÃO E EDUCAÇÃO
dc.title A ética no processo de regulação e avaliação da educação superior pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho, com base em estudos de especialistas e documentos legais sobre o tema e interface com a experiência pessoal da autora, visa analisar empiricamente algumas questões acerca de como a ética perpassa o processo de avaliação externa da educação superior no Brasil. O enfoque dá-se mais especificamente nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso e no que se refere ao corpo docente da Instituição de Ensino Superior (IES). Destaca-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mais identificado como instrumento de regulação e controle, próprio de um órgão regulador que é o Ministério da Educação (MEC), exigindo o cumprimento dos padrões gerais desta regulamentação a todas as IES sem considerar diferenças regionais, culturais, econômicas, religiosas ou sociais. Como este modelo de avaliação e regulação contribui para que as Instituições de Ensino Superior se tornem cada vez mais profissionais em sentido amplo e competitivas mercadologicamente? Quais as consequências para a educação superior de um sistema de avaliação nacional que privilegia as grandes instituições, esquecendo-se da diversidade do nosso país e principalmente de suas particularidades culturais, sociais e econômicas? pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1535323385959427 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Klein, Remí
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 pt_BR


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