Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | Silva, Laura Franch Schmidt da | |
dc.contributor.author | Silva Filho, Ademar Henriques da | |
dc.date.accessioned | 2016-07-03T00:10:43Z | |
dc.date.available | 2016-07-03T00:10:43Z | |
dc.date.issued | 2011-04-29 | |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Ademar Henriques da. Gestão democrática em uma escola comunitária da cidade de Tefé-AM. 2011. 56 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. | pt-BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/638 | |
dc.description | 56 f. | |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the Democratic Management in a Community School in the urban area in Tefé. According to many experts, Democratic Management in a school environment is an act of civility and citizenship, so the problems that interfere for its effectiveness in the learning environment were investigated. The results showed that Democratic Management in the studied almost does not exist and a lot of factors have been contributing to the phenomenon. Among the main ones are the traditional management stipulated by its chairman, the lack of a pedagogical project, the lack of interest by the teachers group and community, which goes to the school only to receive the student s grades. Another problem is also the school facility where there is not a computer laboratory, nor a library. As suggestion, it is necessary to think about the educational politics dedicated to that scholar community, otherwise the citizens still will keep on living without their basic rights as the democratic and participatory one, regarding to not only the material resources help for a good learning process, but also the pedagogical activities oriented and directed by its chairman, the school manager. | en |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;161 | |
dc.rights | Acesso aberto | pt-BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO E RELIGIÃO | pt_BR |
dc.subject | Learning process | pt_BR |
dc.subject | Democracy | pt_BR |
dc.subject | Management | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática em uma escola comunitária da cidade de Tefé-AM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9656785257274997 | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 | |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar a Gestão Democrática em uma Escola Comunitária em zona urbana do município de Tefé. A Gestão Democrática em um ambiente escolar é segundo os diversos especialistas um ato de civismo e cidadania, neste contexto é que se resolveu investigar quais os problemas que interferem para sua efetivação dentro de um ambiente de aprendizagem. Os resultados obtidos remontam destacar que a gestão democrática da escola pesquisada é praticamente inexistente e que diversos fatores têm contribuído para este fenômeno. Dentre os principais destacam-se a gestão tradicional imposta pelo seu representante maior, a falta do Projeto Pedagógico, o pouco envolvimento do corpo docente e comunidade, sendo que estes últimos se limitam quase sempre a frequentar a escola somente em reuniões de entrega de notas. Outro agravante é a instalação física da escola, que ainda não conta com laboratório de informática e também sem uma biblioteca. Como sugestão é preciso que se repense a política educacional dedicada a esta comunidade escolar, caso contrário os mesmos continuarão privados de direitos básicos como o democrático e o participativo, visto que não somente os recursos materiais ajudam na boa aprendizagem, mas o fazer pedagógico orientado e direcionado por seu dirigente maior, a saber, o gestor escolar. | pt-BR |
dc.publisher.country | BR | |
dc.publisher.department | Teologia | |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt-BR |
dc.publisher.initials | EST | |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt-BR |