Repositório Faculdades EST

Protagonismo juvenil : problematizando espaços de sociabilidade juvenil no contexto eclesial

Mostrar registro simples

dc.creator Becker, Claudio Giovani
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:33:56Z
dc.date.available 2009-03-27
dc.date.available 2016-06-17T20:33:56Z
dc.date.issued 2007-12-28
dc.identifier.citation BECKER, Claudio Giovani. Protagonismo juvenil : problematizando espaços de sociabilidade juvenil no contexto eclesial. 2007. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/637
dc.description.abstract This study is intended to serve as an instrument for questioning about the church spaces used for juvenile socialization, aiming at promoting their protagonism, which results in the empowerment of young people. This research made use of the Freire dialogical process based on the educational practice developed within the youth groups of the church. Bibliographical research was also carried out on authors who work in this area granting a theoretical foundation for this work. In this exercise readings have been listed of young protagonists involved in the life experience and formative spheres with the intention of evaluating their space in the church, identifying their needs and how much these needs are tended to through the proposed work policies. It becomes evident that the young people are thirsting for a space of responsibility and visibility, which permits an integration into the whole of the church, passing from spectators to administrators of actions which results in the creation of referential ties of trust. These initiatives signal foundations for a possible ressignification of this traditional space of socialization. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Juventude por
dc.subject Igreja por
dc.subject Sociabilidade por
dc.subject Empoderamento por
dc.subject Práxis educativa por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA por
dc.subject Youth eng
dc.subject Church eng
dc.subject Sociability eng
dc.subject Empowerment eng
dc.subject Praxis education eng
dc.title Protagonismo juvenil : problematizando espaços de sociabilidade juvenil no contexto eclesial por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo Este estudo pretende servir como instrumento de problematização dos espaços eclesiais de sociabilidade juvenil, visando à promoção do protagonismo, o qual resulta em empoderamento de pessoas jovens. Esta pesquisa valeu-se do processo dialógico freireano com base na práxis educativa desenvolvida no âmbito das juventudes da igreja. Também foi realizada revisão bibliográfica de autores que transitam nesta área, permitindo embasamento para este trabalho. Neste exercício foram elencadas leituras de sujeitos jovens envolvidos na esfera vivencial e formativa com a intenção de avaliar o seu espaço na igreja, identificando suas necessidades e o quanto estas são atendidas através das políticas de trabalho propostas. Fica evidente que os jovens estão sedentos por um espaço de responsabilidade e visibilidade, permitindo a integração ao todo da igreja, passando de espectadores a gestores de ações, o que resulta na criação de vínculos referenciais de confiança. Estas iniciativas sinalizam balizadores para uma possível ressignificação deste espaço tradicional de sociabilidade. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1940217875134440 por
dc.contributor.advisor1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta