Repositório Faculdades EST

Fenômeno bullying e a ética do saber cuidar

Mostrar registro simples

dc.creator Machida, Érica Emília Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:33:55Z
dc.date.available 2009-03-27
dc.date.available 2016-06-17T20:33:55Z
dc.date.issued 2007-12-12
dc.identifier.citation MACHIDA, érica Emília Rodrigues. Fenômeno bullying e a ética do saber cuidar. 2007. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/636
dc.description.abstract The bullying phenomenon analysis using the victims narratives. The tenor of narratives and its analysis interpellates us to the fragility of those who suffered the most diverse types of violence. The first chapter presents a reflection about the society and the education on the XXI Century, the human being and its cultural and social relationships with a panoramic vision of current reeducation, its crisis, influences and reflection in the young s lives. It makes use of proposals of hopeful look in order to assist the expectancy and necessities of education in this Century. The second chapter defines the term bullying and presents its history. Describes the development and the intensity with which the phenomenon happens from the universal feelings and afflictions that affect children young adults and adults. It deals with its specification and consequences, its prejudice to psychological, emotional and socioeducational formation of individuals victimized by bullying. The third chapter shows the phenomenon victims report and analysis of narratives its individuals and groups aspects reveal existent connections among itself and in scholar environment, they invite us, thus, to the ethic of care. They point out ways to foster resiliency and the acquaintance with tolerance in searching for equality in relationships. In this perspective the victims portray the suffering, expectancy and feelings of impotence facing bullying, its experiences and findings of this phenomenon. The fourth chapter presents the relevance of narratives in the process of subjective development in experiences its implication and reasons about bullying. Emphasizes the process of intrapersonal and interpersonal relationships and the search for answers to understand the phenomenon. In the possibility of these reports it s clear the importance of giving visibility and provide the understanding of bullying, legalizing thus, the valve of narratives. In the last chapter there are proposals made using ways capable to contribute for and education faced to hope, based in relationships of respect to others, those who suffer or had suffered bullying, enabling thus, to interfere and react facing so complex and variable phenomenon. We considered prime factors for this research, the analysis of narratives in order to allow the discovery of new elements which might contribute effectively for peace in interpersonal relations; suscitates and develops senses that could integrate and serve fertile ground for the ethic of care the promotion of resiliency the relations of respect and of care to the others in an education faced to hope. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Bullying por
dc.subject Alteridade por
dc.subject Esperança por
dc.subject Educação por
dc.subject Tolerância por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA por
dc.subject Bullying eng
dc.subject Respect to others eng
dc.subject Hope eng
dc.subject Education eng
dc.subject Resiliency eng
dc.title Fenômeno bullying e a ética do saber cuidar por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo Uma análise do fenômeno bullying por meio das narrativas de vítimas. O teor das narrativas e sua análise interpela-nos para a fragilidade daqueles e daquelas que sofreram os mais variados tipos de violência. O primeiro capítulo apresenta uma reflexão sobre a sociedade e a educação do século XXI, o ser humano e suas relações culturais e sociais com uma visão panorâmica da educação atual, suas crises, influências e reflexos na vida dos jovens. Lança propostas de um olhar esperançoso para atender os anseios e necessidades da educação deste século. O segundo capítulo define o termo bullying e apresenta seu histórico. Descreve o desenvolvimento e a intensidade com que o fenômeno acontece a partir de sentimentos e angústias universais que afetam crianças, jovens e adultos. Trata da sua especificidade e conseqüências, do prejuízo à formação psicológica, emocional e socioeducacional do indivíduo vitimizado pelo bullying. O terceiro capítulo traz o relato de vítimas do fenômeno e a análise das narrativas, seus aspectos individuais e grupais revelam conexões existentes entre si e no espaço escolar, nos convidam assim à ética do cuidado. Apontam caminhos para a promoção da resiliência e o convívio com a tolerância na busca pela igualdade nas relações. Nesta perspectiva, as vítimas retratam o sofrimento, as angústias e o sentimento de impotência diante do bullying, suas experiências e descobertas do fenômeno. O quarto capítulo apresenta a relevância das narrativas no processo de descoberta da subjetividade, das experiências, suas implicações e discernimento acerca do bullying, enfatiza o processo das relações intrapessoais e interpessoais e a procura pelas respostas para entender o fenômeno. Na possibilidade dos relatos é nítida a importância de dar visibilidade e proporcionar entendimento do bullying, legitimando assim o valor das narrativas. No último capítulo são propostos caminhos capazes de contribuir para uma educação voltada para a esperança, fundamentada nas relações de alteridade daqueles e daquelas que sofrem ou sofreram bullying, possibilitando assim interferir e reagir diante de tão complexo e variável fenômeno. Considerou-se fator primordial para esta pesquisa a análise das narrativas a fim de permitir descobrir novos elementos que possam contribuir efetivamente para a paz nas relações interpessoais, suscitar e desenvolver sentidos que venham a integrar e servir de aporte à ética do cuidado, à promoção da resiliência, às relações de alteridade e do cuidado para com o outro, em uma educação voltada para a paz. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1211285850323269 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta