dc.creator |
Machida, Érica Emília Rodrigues |
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dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:33:55Z |
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dc.date.available |
2009-03-27 |
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dc.date.available |
2016-06-17T20:33:55Z |
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dc.date.issued |
2007-12-12 |
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dc.identifier.citation |
MACHIDA, érica Emília Rodrigues. Fenômeno bullying e a ética do saber cuidar. 2007. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/636 |
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dc.description.abstract |
The bullying phenomenon analysis using the victims narratives. The tenor of
narratives and its analysis interpellates us to the fragility of those who suffered
the most diverse types of violence. The first chapter presents a reflection about
the society and the education on the XXI Century, the human being and its
cultural and social relationships with a panoramic vision of current reeducation,
its crisis, influences and reflection in the young s lives. It makes use of
proposals of hopeful look in order to assist the expectancy and necessities of
education in this Century. The second chapter defines the term bullying and
presents its history. Describes the development and the intensity with which the
phenomenon happens from the universal feelings and afflictions that affect
children young adults and adults. It deals with its specification and
consequences, its prejudice to psychological, emotional and socioeducational
formation of individuals victimized by bullying. The third chapter shows the
phenomenon victims report and analysis of narratives its individuals and groups
aspects reveal existent connections among itself and in scholar environment,
they invite us, thus, to the ethic of care. They point out ways to foster resiliency
and the acquaintance with tolerance in searching for equality in relationships. In
this perspective the victims portray the suffering, expectancy and feelings of
impotence facing bullying, its experiences and findings of this phenomenon.
The fourth chapter presents the relevance of narratives in the process of
subjective development in experiences its implication and reasons about
bullying. Emphasizes the process of intrapersonal and interpersonal
relationships and the search for answers to understand the phenomenon. In the
possibility of these reports it s clear the importance of giving visibility and
provide the understanding of bullying, legalizing thus, the valve of narratives. In
the last chapter there are proposals made using ways capable to contribute for
and education faced to hope, based in relationships of respect to others, those
who suffer or had suffered bullying, enabling thus, to interfere and react facing
so complex and variable phenomenon. We considered prime factors for this
research, the analysis of narratives in order to allow the discovery of new
elements which might contribute effectively for peace in interpersonal relations;
suscitates and develops senses that could integrate and serve fertile ground for
the ethic of care the promotion of resiliency the relations of respect and of care
to the others in an education faced to hope. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Bullying |
por |
dc.subject |
Alteridade |
por |
dc.subject |
Esperança |
por |
dc.subject |
Educação |
por |
dc.subject |
Tolerância |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
por |
dc.subject |
Bullying |
eng |
dc.subject |
Respect to others |
eng |
dc.subject |
Hope |
eng |
dc.subject |
Education |
eng |
dc.subject |
Resiliency |
eng |
dc.title |
Fenômeno bullying e a ética do saber cuidar |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.description.resumo |
Uma análise do fenômeno bullying por meio das narrativas de vítimas. O teor
das narrativas e sua análise interpela-nos para a fragilidade daqueles e
daquelas que sofreram os mais variados tipos de violência. O primeiro capítulo
apresenta uma reflexão sobre a sociedade e a educação do século XXI, o ser
humano e suas relações culturais e sociais com uma visão panorâmica da
educação atual, suas crises, influências e reflexos na vida dos jovens. Lança
propostas de um olhar esperançoso para atender os anseios e necessidades
da educação deste século. O segundo capítulo define o termo bullying e
apresenta seu histórico. Descreve o desenvolvimento e a intensidade com que
o fenômeno acontece a partir de sentimentos e angústias universais que
afetam crianças, jovens e adultos. Trata da sua especificidade e
conseqüências, do prejuízo à formação psicológica, emocional e
socioeducacional do indivíduo vitimizado pelo bullying. O terceiro capítulo traz o
relato de vítimas do fenômeno e a análise das narrativas, seus aspectos
individuais e grupais revelam conexões existentes entre si e no espaço escolar,
nos convidam assim à ética do cuidado. Apontam caminhos para a promoção
da resiliência e o convívio com a tolerância na busca pela igualdade nas
relações. Nesta perspectiva, as vítimas retratam o sofrimento, as angústias e o
sentimento de impotência diante do bullying, suas experiências e descobertas
do fenômeno. O quarto capítulo apresenta a relevância das narrativas no
processo de descoberta da subjetividade, das experiências, suas implicações e
discernimento acerca do bullying, enfatiza o processo das relações
intrapessoais e interpessoais e a procura pelas respostas para entender o
fenômeno. Na possibilidade dos relatos é nítida a importância de dar
visibilidade e proporcionar entendimento do bullying, legitimando assim o valor
das narrativas. No último capítulo são propostos caminhos capazes de
contribuir para uma educação voltada para a esperança, fundamentada nas
relações de alteridade daqueles e daquelas que sofrem ou sofreram bullying,
possibilitando assim interferir e reagir diante de tão complexo e variável
fenômeno. Considerou-se fator primordial para esta pesquisa a análise das
narrativas a fim de permitir descobrir novos elementos que possam contribuir
efetivamente para a paz nas relações interpessoais, suscitar e desenvolver
sentidos que venham a integrar e servir de aporte à ética do cuidado, à
promoção da resiliência, às relações de alteridade e do cuidado para com o
outro, em uma educação voltada para a paz. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1211285850323269 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |