dc.creator |
Eberle, Soraya Heinrich |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:33:54Z |
|
dc.date.available |
2008-11-11 |
|
dc.date.available |
2016-06-17T20:33:54Z |
|
dc.date.issued |
2008-09-15 |
|
dc.identifier.citation |
EBERLE, Soraya Heinrich. Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de
saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e
espaço formador teológico-musical. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/633 |
|
dc.description.abstract |
The Grupo de Louvor e Adoração (Praise and Adoration Group) as a musicaltheological
educational space and instrument in congregations of the Igreja
Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) (Evangelical Church of Lutheran
Confession in Brazil). The research begins by outlining an historical profile of the
introduction of the model of Praise and Adoration Groups within the IECLB. To do
this, the general context (musical, theological, political and social) in Brazil between
the years of 1960 and 1980 is delineated. The legacy of the reformer Martin Luther,
as relates to music and to the formation of the IECLB is analyzed and an historical
description is given of the emergence of the Encontrão Movement, which is the
birthing place of these groups within the Lutheran context. Following this, an analysis
is presented of the gathering-practice session of the Praise and Adoration Group in
the light of Martin Luther's, Paulo Freire's and Lev S. Vygotsky's writings, looking at
those dynamics which encompass theological-musical education for the members of
the group and which could be reflected within the congregational life or be reflexes of
this life. Finally, considerations are proposed for the dynamic of a Praise and
Adoration Group which could reflect into the comprehension, use and role definition
(on the part of the group and of the worshiping congregation) of music in the worship
service and in congregational life. For this, the main topics of the theological
comprehension present within a Praise and Adoration Group are described and
resources and considerations are presented for an educational and theological
intentionality with regard to the use and role of music within an Evangelical-Lutheran
congregational context. |
eng |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
|
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Formação teológico-musical |
por |
dc.subject |
Grupo de Louvor e Adoração |
por |
dc.subject |
Música e educação |
por |
dc.subject |
Música sacra |
por |
dc.subject |
Música e igreja |
por |
dc.subject |
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
por |
dc.subject |
Theological-musical education |
eng |
dc.subject |
Praise and Adoration Group |
eng |
dc.subject |
Music and education |
eng |
dc.subject |
Sacred music |
eng |
dc.subject |
Music and church |
eng |
dc.title |
Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de
saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e
espaço formador teológico-musical |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Schaper, Valério Guilherme |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 |
por |
dc.contributor.referee2 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.description.resumo |
O Grupo de Louvor e Adoração como dispositivo e espaço educacional teológicomusical
em comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
(IECLB). A pesquisa inicia traçando um perfil histórico da introdução do modelo dos
Grupos de Louvor e Adoração na IECLB. Para tanto, é delineado o contexto geral
(musical, teológico, político e social) no Brasil entre os anos 1960-1980. É analisado
o legado do reformador Martinho Lutero referente à música, e a formação da IECLB
(Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), e um relato histórico do
surgimento do Movimento Encontrão, berço destes grupos em contexto luterano. Em
seguida, apresenta a análise do encontro-ensaio do Grupo de Louvor e Adoração à
luz dos escritos de Martinho Lutero, Paulo Freire e Lev S. Vygotsky, tendo em vista
aquelas dinâmicas que englobam formação teológico-musical para os integrantes do
grupo, e que possam vir a se refletir na vida comunitária ou sejam reflexos da
mesma. Por fim, se propõe considerações para a dinâmica de um Grupo de Louvor e
Adoração que possam se refletir na compreensão, no uso e na definição de papéis
(por parte do grupo e da comunidade de adoração) da música no culto e na vida
comunitária. Para tanto, descreve os principais tópicos da compreensão teológica
presentes num Grupo de Louvor e Adoração e apresenta subsídios e considerações
para uma intencionalidade teológica e formativa, referente ao uso e ao papel da
música no contexto comunitário evangélico-luterano. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9898369522601349 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Ewald, Werner |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8272731055063337 |
por |